segunda-feira, 13 de junho de 2011

Que fim levaram!

     Para quem se pergunta o que aconteceu com a Ocidental, Santa Sofia e Amigos Unidos, veja nesta foto tirada no inicio deste ano sobre o seu fim. A garagem da falecida Ocidental virou sepultura das três. Como muitos devem saber, a Translitorânea sucedeu a Amigos Unidos e a Rio Rotas a Santa Sofia e a Ocidental. No caso da Rio Rotas, esta reativou a garagem da Santa Sofia assim que a mesma surgiu após a licitação de araque feita pela prefeitura, optando por desativar a garagem da Ocidental e tranforma-la em cemitério e depósito das três. Na epoca desta foto, esta garagem estava com esta quantidade de ônibus, agora quase seis meses depois, está com o triplo disso.
       Na prática, a única empresa que saiu do Rio e foi extinta, foi a Oriental. O restante continua com outros nomes como a City Rio ( Bresa, Via Rio e Auto Diesel), Translitorânea (Amigos Unidos) Gire (Erig) e Rio Rotas ( Ocidental e Santa Sofia).
       De qualquer forma as empresas que estão nesta ex-garagem, agora cemitério de ônibus, vão ficar na saudade, sobretudo nos períodos de auge como a Santa Sofia e Ocidental. Que elas descancem em paz! E só!

2 comentários:

  1. Uma cena semelhante que eu vi no "RJTV" em 1985 quando mostrou o sucatemento da frota da saudosa CTC-RJ.

    Por mais que se tome cuidado porque a reportagem da Globo poderia atingir o sr.Leonel Brizola na época por conta com a rivalidade com o sr.Roberto Marinho que só acabou com o falecimento do Roberto Marinho em 2003 (com a visita do Brizola e tudo) e o falecimento do Brizola em 2004.

    Agora, não sei como autorizaram o diretor Neville D'Almeida a fazer aquelas cenas em que a Sônia Braga contracenou no filme "A Dama do Lotação" (1978) fazendo a personagem Solange onde mostrou carros dos anos 60/70 sucateados como 100220, 100404, 100581 e um carro 100x12.

    Pelo Cia de Ônibus, uma foto de carros sucateadosn da antiga Glória, que era do Grupo Guanabara onde, na foto, destaque do chamado Caio-Bela Vista MB LPO-1113 37055 onde esse modelo era dos anos 70. Essa garagem ficava em Piedade, antiga G2 da Viação Verdun antes da cisão e se tornou o que se sobrou da Verdun após a cisão de 1997.

    Para encerrar, tomando a experiência de VALSA 765xx, Uruguai 505xx, Colúmbia 315xx e Paraense 390xx e, em escala menor, a Mosa, a Santa Sofia (restrito ao Urbanus-Busscar MB OF-1721 53087 de 1998/99) e a Ocidental, é bem provável que, na antiga Glória, tenha rolado um carro com ronco modificado. Pena que foto não tem aúdio.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma tremenda sacanagem. Concordo que, as empresas estavam ferradas, mas tinha ônibus circulando não é? E agora? Era só restaurar os ônibus. Agora isso vai juntar muitos insetos quando chover, principalmente a ameaça o Aedes Aegypti. Coitados daqueles que um dia tiveram um ônibus, e agora tem dengue!!!!!!!!

    ResponderExcluir