Pular para o conteúdo principal

Que fim levaram!

     Para quem se pergunta o que aconteceu com a Ocidental, Santa Sofia e Amigos Unidos, veja nesta foto tirada no inicio deste ano sobre o seu fim. A garagem da falecida Ocidental virou sepultura das três. Como muitos devem saber, a Translitorânea sucedeu a Amigos Unidos e a Rio Rotas a Santa Sofia e a Ocidental. No caso da Rio Rotas, esta reativou a garagem da Santa Sofia assim que a mesma surgiu após a licitação de araque feita pela prefeitura, optando por desativar a garagem da Ocidental e tranforma-la em cemitério e depósito das três. Na epoca desta foto, esta garagem estava com esta quantidade de ônibus, agora quase seis meses depois, está com o triplo disso.
       Na prática, a única empresa que saiu do Rio e foi extinta, foi a Oriental. O restante continua com outros nomes como a City Rio ( Bresa, Via Rio e Auto Diesel), Translitorânea (Amigos Unidos) Gire (Erig) e Rio Rotas ( Ocidental e Santa Sofia).
       De qualquer forma as empresas que estão nesta ex-garagem, agora cemitério de ônibus, vão ficar na saudade, sobretudo nos períodos de auge como a Santa Sofia e Ocidental. Que elas descancem em paz! E só!

Comentários

  1. Uma cena semelhante que eu vi no "RJTV" em 1985 quando mostrou o sucatemento da frota da saudosa CTC-RJ.

    Por mais que se tome cuidado porque a reportagem da Globo poderia atingir o sr.Leonel Brizola na época por conta com a rivalidade com o sr.Roberto Marinho que só acabou com o falecimento do Roberto Marinho em 2003 (com a visita do Brizola e tudo) e o falecimento do Brizola em 2004.

    Agora, não sei como autorizaram o diretor Neville D'Almeida a fazer aquelas cenas em que a Sônia Braga contracenou no filme "A Dama do Lotação" (1978) fazendo a personagem Solange onde mostrou carros dos anos 60/70 sucateados como 100220, 100404, 100581 e um carro 100x12.

    Pelo Cia de Ônibus, uma foto de carros sucateadosn da antiga Glória, que era do Grupo Guanabara onde, na foto, destaque do chamado Caio-Bela Vista MB LPO-1113 37055 onde esse modelo era dos anos 70. Essa garagem ficava em Piedade, antiga G2 da Viação Verdun antes da cisão e se tornou o que se sobrou da Verdun após a cisão de 1997.

    Para encerrar, tomando a experiência de VALSA 765xx, Uruguai 505xx, Colúmbia 315xx e Paraense 390xx e, em escala menor, a Mosa, a Santa Sofia (restrito ao Urbanus-Busscar MB OF-1721 53087 de 1998/99) e a Ocidental, é bem provável que, na antiga Glória, tenha rolado um carro com ronco modificado. Pena que foto não tem aúdio.

    ResponderExcluir
  2. Isso é uma tremenda sacanagem. Concordo que, as empresas estavam ferradas, mas tinha ônibus circulando não é? E agora? Era só restaurar os ônibus. Agora isso vai juntar muitos insetos quando chover, principalmente a ameaça o Aedes Aegypti. Coitados daqueles que um dia tiveram um ônibus, e agora tem dengue!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse