Pular para o conteúdo principal

CLUBE DO ÔNIBUS LEGAL ANUNCIA SEU FIM


A politicagem que corrompe parte da busologia fluminense - que tendenciosamente aderiu ao projeto de Eduardo Paes para o transporte público - está provocando até baixas em fotologs busólogos interessantes.

Depois do fim da CIA de Ônibus, de Sydney Júnior, e do Clube do Trecho, é a vez do Clube do Ônibus Legal, de André Neves, anunciar seu fim para daqui a um mês.

A busologia fluminense passa por uma situação delicada, quando "panelinhas" de busólogos tentam prevalecer na sua visibilidade, em detrimento do interesse público. A adesão à padronização visual dos ônibus do Rio de Janeiro mostra o quanto essa elite de busólogos anda muito nervosa com o contraste entre sua grande visibilidade e boas relações com os poderosos e o desprezo ao interesse público.

Só essa sensação de contraste faz com que, a partir dessa elite de busólogos, venham as reações mais agressivas e abjetas que se pode ver na Internet. O fenômeno "Jair Bolsonaro" chega a contaminar alguns busólogos, que manifestam seu "nojo" por aqueles que não concordam com tais busólogos.

"O que mais desanima nisso tudo, é ver os comentários sem noção do Sr. Neves. Na boa, a cada dia que passa a busologia se torna mais desanimante e ficando um nojo.", diz um desses busólogos pelegos contra o fotolog de André Neves, numa clara demonstração de nervosismo ao saber que o que essa elite pensa não traduz a vontade popular, por mais que tentem argumentar o contrário.

A situação é bem clara: visando contatos mais influentes ligados à midia, à política e aos dirigentes esportivos nos eventos mundiais de 2014 e 2016, os busólogos pelegos partem para a agressão para desmoralizar quem não concorda com os interesses privados que apoiam.

O nervosismo chega a tal ponto que desperta nos busólogos pelegos um instinto de censura (que eles, cinicamente, não admitem como tal), de pedir que busólogos discordantes retirem as fotos daqueles, a pretexto de terem sido usadas "sem autorização".

Isso dá uma ideia do que tais busólogos poderiam fazer com o Creative Commons (o protocolo de uso livre mas responsável de imagens na Internet). O que faria a atitude polêmica de Ana de Hollanda no Ministério da Cultura parecer café pequeno.

Por isso, vemos o quanto busólogos com visão mais coerente e humilde, como Sydney Júnior e André Neves, abandonarem o hobby, enquanto vemos a desnecessária multiplicação de fotos com ônibus de visual padronizado. Afinal, que diferença faz o novo carro da Real Auto Ônibus com o novo carro da Tijuquinha? E que graça tem apresentar o novo carro da Pégaso diante do novo carro da Bangu?

André Neves chegou a criar um personagem humorístico, o Buzzolango, que narrava absurdos relacionados à busologia. Mas a reação furiosa de busólogos pelegos fez o COL seguir o mesmo caminho da CIA de Ônibus, que é de parar e manter apenas o acervo até então publicado.

A arrogância da busologia pelega pode até garantir visibilidade na grande mídia. Mas é bom que tais busólogos passem a ter mais paciência para aceitarem críticas, e que assumam que estão mais do lado das autoridades que do povo.

Afinal, não é fácil convencer a opinião pública estando do lado de um grupo político - Eduardo Paes e Sérgio Cabral Filho - que reprime vendedores ambulantes, manda prender bombeiros e quer destruir até um estádio de futebol em Niterói, porque esse grupo político já demonstrou ser contra o interesse público, a favor apenas do clientelismo, da especulação imobiliária e de outros conchavos.

Será que tenho que omitir tudo isso e não fazer críticas ao grupo político de Paes e Cabral Filho? E qual será o próximo que "sentirá nojo" das mesmas críticas?

Infelizmente, o golpe de 1964 chegou na busologia carioca. E, como no regime militar, os ônibus agora circulam fardados. A população está enlouquecida, no pior sentido.

Comentários

  1. Alexandre, agora entendi o porque de o Cia do Onibus nunca mais ter sido atualizado. Varias vezes eu perguntava ao Sidney e o mesmo nunca retornava as minhas perguntas feitas em sua página no Orkut. Posso dizer que a partir de agora vivemos tempos sombrios. Abs!

    ResponderExcluir
  2. Como vocês são tão bobos em acreditar que o Sydney Junior largou o site por causa da padronização... Pois fiquem sabendo que ele estava sem computador e posteriormente teve um problema no PC dele em que fez perder mais de 600 fotos, antes e depois da padronização. E vocês vem com lorota de que ele largou o site por causa de padronização. Pelo Amor de Deus!

    SM!

    ResponderExcluir
  3. Bem, eu dei a minha opinião no próprio COL e coloquei o mesmo conteúdo no blog do Alexandre Figueiredo "Minguau de Aço" (não fui ainda para que ele aprove a minha mensagem) e no "Ônibus Em Debate em Fotopages.

    Resumindo: retrato de um país chamado BRASIL e ser independente, se paga com consequências como eu pago e, no mundo esportivo, os caras dos canais ESPN (por mais que não concorde com o formato do Campeonato Brasileiro e a mentalidade europeia deles, mas, aplaudo a independência deles).

    Outro detalhe: nesse lance,desconsiderando exagero de novela como xaropada mexicana, a novela "Vale Tudo" (1988/89) é BEM ATUAL nesse aspecto de interesses excusos, politicagem e essas coisas todas.

    ResponderExcluir
  4. Outro detalhe, nessas mexidas, o meu interesse diminuiu um pouco, mas, se eles mudarem a questão dos números de ordem, o meu interesse diminuiria bastante onde só focaria o passado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse