A politicagem que corrompe parte da busologia fluminense - que tendenciosamente aderiu ao projeto de Eduardo Paes para o transporte público - está provocando até baixas em fotologs busólogos interessantes.
Depois do fim da CIA de Ônibus, de Sydney Júnior, e do Clube do Trecho, é a vez do Clube do Ônibus Legal, de André Neves, anunciar seu fim para daqui a um mês.
A busologia fluminense passa por uma situação delicada, quando "panelinhas" de busólogos tentam prevalecer na sua visibilidade, em detrimento do interesse público. A adesão à padronização visual dos ônibus do Rio de Janeiro mostra o quanto essa elite de busólogos anda muito nervosa com o contraste entre sua grande visibilidade e boas relações com os poderosos e o desprezo ao interesse público.
Só essa sensação de contraste faz com que, a partir dessa elite de busólogos, venham as reações mais agressivas e abjetas que se pode ver na Internet. O fenômeno "Jair Bolsonaro" chega a contaminar alguns busólogos, que manifestam seu "nojo" por aqueles que não concordam com tais busólogos.
"O que mais desanima nisso tudo, é ver os comentários sem noção do Sr. Neves. Na boa, a cada dia que passa a busologia se torna mais desanimante e ficando um nojo.", diz um desses busólogos pelegos contra o fotolog de André Neves, numa clara demonstração de nervosismo ao saber que o que essa elite pensa não traduz a vontade popular, por mais que tentem argumentar o contrário.
A situação é bem clara: visando contatos mais influentes ligados à midia, à política e aos dirigentes esportivos nos eventos mundiais de 2014 e 2016, os busólogos pelegos partem para a agressão para desmoralizar quem não concorda com os interesses privados que apoiam.
O nervosismo chega a tal ponto que desperta nos busólogos pelegos um instinto de censura (que eles, cinicamente, não admitem como tal), de pedir que busólogos discordantes retirem as fotos daqueles, a pretexto de terem sido usadas "sem autorização".
Isso dá uma ideia do que tais busólogos poderiam fazer com o Creative Commons (o protocolo de uso livre mas responsável de imagens na Internet). O que faria a atitude polêmica de Ana de Hollanda no Ministério da Cultura parecer café pequeno.
Por isso, vemos o quanto busólogos com visão mais coerente e humilde, como Sydney Júnior e André Neves, abandonarem o hobby, enquanto vemos a desnecessária multiplicação de fotos com ônibus de visual padronizado. Afinal, que diferença faz o novo carro da Real Auto Ônibus com o novo carro da Tijuquinha? E que graça tem apresentar o novo carro da Pégaso diante do novo carro da Bangu?
André Neves chegou a criar um personagem humorístico, o Buzzolango, que narrava absurdos relacionados à busologia. Mas a reação furiosa de busólogos pelegos fez o COL seguir o mesmo caminho da CIA de Ônibus, que é de parar e manter apenas o acervo até então publicado.
A arrogância da busologia pelega pode até garantir visibilidade na grande mídia. Mas é bom que tais busólogos passem a ter mais paciência para aceitarem críticas, e que assumam que estão mais do lado das autoridades que do povo.
Afinal, não é fácil convencer a opinião pública estando do lado de um grupo político - Eduardo Paes e Sérgio Cabral Filho - que reprime vendedores ambulantes, manda prender bombeiros e quer destruir até um estádio de futebol em Niterói, porque esse grupo político já demonstrou ser contra o interesse público, a favor apenas do clientelismo, da especulação imobiliária e de outros conchavos.
Será que tenho que omitir tudo isso e não fazer críticas ao grupo político de Paes e Cabral Filho? E qual será o próximo que "sentirá nojo" das mesmas críticas?
Infelizmente, o golpe de 1964 chegou na busologia carioca. E, como no regime militar, os ônibus agora circulam fardados. A população está enlouquecida, no pior sentido.
Alexandre, agora entendi o porque de o Cia do Onibus nunca mais ter sido atualizado. Varias vezes eu perguntava ao Sidney e o mesmo nunca retornava as minhas perguntas feitas em sua página no Orkut. Posso dizer que a partir de agora vivemos tempos sombrios. Abs!
ResponderExcluirComo vocês são tão bobos em acreditar que o Sydney Junior largou o site por causa da padronização... Pois fiquem sabendo que ele estava sem computador e posteriormente teve um problema no PC dele em que fez perder mais de 600 fotos, antes e depois da padronização. E vocês vem com lorota de que ele largou o site por causa de padronização. Pelo Amor de Deus!
ResponderExcluirSM!
Bem, eu dei a minha opinião no próprio COL e coloquei o mesmo conteúdo no blog do Alexandre Figueiredo "Minguau de Aço" (não fui ainda para que ele aprove a minha mensagem) e no "Ônibus Em Debate em Fotopages.
ResponderExcluirResumindo: retrato de um país chamado BRASIL e ser independente, se paga com consequências como eu pago e, no mundo esportivo, os caras dos canais ESPN (por mais que não concorde com o formato do Campeonato Brasileiro e a mentalidade europeia deles, mas, aplaudo a independência deles).
Outro detalhe: nesse lance,desconsiderando exagero de novela como xaropada mexicana, a novela "Vale Tudo" (1988/89) é BEM ATUAL nesse aspecto de interesses excusos, politicagem e essas coisas todas.
Outro detalhe, nessas mexidas, o meu interesse diminuiu um pouco, mas, se eles mudarem a questão dos números de ordem, o meu interesse diminuiria bastante onde só focaria o passado.
ResponderExcluir