Pular para o conteúdo principal

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!





      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus, do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos, onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.
        Sobre o Cia de Ônibus, é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.
       Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até porque um dos motivos da sua retirada temporária foi por motivos de trabalho e problemas técnicos no provedor onde o Cia de Ônibus estava hospedado.
      De qualquer forma parabenizamos e muito a sua iniciativa de reativar o CIA DE ÔNIBUS, que além ser uma excelente fonte de história do transporte rodoviário de passageiros do Rio e do Brasil, serve também como trincheira contra a praga da uniformização visual dos ônibus que ocorrem aqui no Rio e no Brasil, e cujo os seus efeitos são os mais nefastos, e os motivos de implantação os mais obscuros possíveis. Parabens Sidney pela iniciativa!

Site Cia de ônibus - www.ciadeonibus.com 

Fatos Gerais

Comentários

  1. Caros amigos,
    A saida temporaria do ar do site Cia de Ônibus se deu por motivos particulares e da propria provedoar onde o site esta hospedado... Não tendo nada a ver em si com relação a padronização... No entanto a padronização foi um motivo de insatisfação e de real desmotivação para a continuidade do trabalho... No entanto, estaremos tentando sempre manter acesa a chama da Busologia, mantendo, no minimo o histórico até antes da Padronização ao livre acesso de vcs... mas quem sabe podemos ter boas surpresas num futuro a medio prazo...
    Léo, agradeço o carinho de suas palavras e a consideração ao nosso trabalho... E sigamos em frente... Abração...

    ResponderExcluir
  2. "No entanto a padronização foi um motivo de insatisfação e de real desmotivação para a continuidade do trabalho..."

    Aliás, eu tenho esse mesmo sentimento como observador depois de 28 anos (1982 - 05/11/2010).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe