Pular para o conteúdo principal

FOTOLOG USA FUTEBOL PARA SATIRIZAR PADRONIZAÇÃO VISUAL DO TRANSPORTE COLETIVO


Para o torcedor de futebol comum, parece chocante ver, nesta foto, os jogadores Loco Abreu, do Botafogo, Thiago Neves, do Fluminense, Vagner Love, do Flamengo, e um grupo de jogadores do Vasco da Gama ostentarem o mesmo tipo de uniforme.

Mas essa é a tônica de um dos primeiros sítios que surgem, na Internet, para satirizar a padronização visual do transporte coletivo, em que interesses tecnocráticos se lançam contra o interesse público embora se diga oficialmente o contrário, usando o futebol como meio de crítica.

Este sítio é o Brasileirão Fotopages, disponível no endereço - http://brasileirao.fogopages.com - , que através de uma linguagem de paródia, faz-se uma crítica à padronização visual, apesar de usar um discurso aparentemente favorável.

Afinal, como toda sátira, para se falar contra algo é usado o recurso da ironia. Portanto, o que parece ser posicionado a favor é, na verdade, posicionado contra, e o futebol é usado como forma de mostrar o quanto a identidade visual é importante e o quanto a perda dela pode confundir o público e, não somente isso, camuflar a empresa ou instituição que se envolvem em determinada atividade.

A analogia ao futebol se inspira no fato de que os projetos de mobilidade urbana de várias prefeituras municipais visa capitalizar o turismo durante a Copa de 2014. Portanto, o que mostra que a ligação entre futebol e mobilidade urbana não é assim tão aleatória como fonte de inspiração para o humorístico Brasileirão Fotopages.

Depois de tantos textos sobre as desvantagens da padronização visual nos ônibus serem escritos mas não ganharem respaldo real da população, principalmente porque houve uma fase em que busólogos reacionários e a favor de tal padronização chegaram mesmo a partir para calúnias e ofensas pessoais, destruindo petições digitais e até lançando um blogue para republicação leviana de textos contestatórios, foi preciso usar o esporte mais popular do país para mostrar o sentido destas desvantagens.

Quem gostaria de ver um Fla X Flu com os dois times usando o mesmo uniforme? E como tolerar que isso é tido como mais vantajoso porque disciplina melhor o esporte? E os paliativos que vão da identificação eletrônica dos jogadores à concessão do "ingresso único" para os torcedores que trocarem os uniformes tradicionais dos times pelos uniformes padronizados?

A identificação por sensores irá diminuir a confusão entre os times, apenas porque aponta, através de placares instalados nos estádios, o jogador que está com a posse da bola e os jogadores imediatamente próximos dele? E o ingresso único, com distribuição gratuita de engradados de cerveja, irá fazer o torcedor aceitar que diferentes times de um mesmo Estado passem a ter exatamente o mesmo uniforme?

A linguagem satírica, portanto, parece ser completamente a favor da medida. Por isso, que ninguém se assuste com isso. Mas imaginemos que isso se torne verdade e um Alexandre Sansão resolva mesmo aplicar a padronização visual nos times cariocas e, depois, nos paulistas, paranaenses, mineiros etc? O humorismo, muitas vezes, é uma denúncia narrada de forma diferente, coisas sérias são ditas através de mensagens cômicas.

Apesar do risco de mal-entendidos por parte de quem não entende o espírito da sátira, Brasileirão Fotopages merece ser divulgado e visitado. E que venham todas as torcidas visitar e prestigiar o fotolog. Mas sempre mantendo a esportiva.

Comentários

  1. Os clubes têm os seus ônibus. Está na hora de se fazer montagens com a colocação do fardamento desses ônibus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse