Pular para o conteúdo principal

NO JARDIM LARANJEIRAS, SE PODE IR PARA A AV. PAULISTA, MAS VOLTAR NÃO PODE


O precário serviço de ônibus para a região da Casa Verde não permite a seus moradores o direito à cidade. O uso do Bilhete Único não pode ser abusivo, mesmo quando há um abatimento relativo de uma passagem ao se pegar dois ônibus com menor diferença de tempo de embarque no segundo.

Linhas importantes, como 8538-10 Freguesia do Ó / Praça do Correio (que propomos prolongar para a Praça Ramos de Azevedo) e 967A Imirim / Pinheiros, não circulam nos fins de semana e feriados, e tudo o que regularmente os moradores da região da Casa Verde têm para frequentar, na cidade de São Paulo, se limita à Praça do Correio (inclui Vale do Anhangabaú) e Barra Funda, só para mencionar os arredores do Centro da cidade.

No lado da Av. Casa Verde, mais acima, próximo a Peruche e Vila Baruel, é permitido ir e vir para quem quer curtir uns momentos na Avenida Paulista, o logradouro mundialmente mais famoso da capital paulista. Mas para quem vive nos arredores do Jardim Laranjeiras, esse benefício não existe, pois dá até para ir, mas para voltar fica bem mais difícil.

A linha 917M comete o erro de, na volta, descer direto a rampa de acesso para a Marginal do Rio Tietê para entrar na Av. Prof. Celestino Bourrol, no Limão. E não se fala só da linha 917M-10, mas sua variante, 917M-31. 

Nenhuma delas têm a generosidade de, na Av. Ordem e Progresso, percorrer um caminho, que não é muito demorado, entre a Praça Delegado Amoroso Neto e a Rua Reims e a Av. Engenheiro Caetano Álvares, sentido Estadão, que dura uns cinco minutos, em tráfego quase sempre tranquilo. Essa manobra não prejudica quem quer ir da Av. Ordem e Progresso para o começo da Av. Prof. Celestino Bourrol, também no entorno do Estadão.

Propomos, para quem não quer esperar o percurso, que a linha 975M-10 Brasilândia / Metrô Ana Rosa mantivesse o percurso de volta, da Av. Ordem e Progresso direto para a rampa de descida para a Marginal do Tietê e entrar direto na Av. Prof. Celestino Bourrol, como opção. Ou seja, com o prolongamento da 917M e a manutenção do percurso de volta da 975M, todos sairiam ganhando.

Mas como isso não acontece, quem está na Avenida Paulista e mora no Jardim Laranjeiras tem muitos problemas para voltar, à noite, depois de um período de diversão. Ou, no caso do trabalho, após uma jornadas nos dias úteis.

Diferente do pessoal da Vila Baruel, Jardim Peruche e arredores, que têm regularmente a linha 175P-10 Metrô Santana / Metrô Ana Rosa, os moradores de Jardim Laranjeiras precisam pegar mais de um ônibus, sofrendo desconforto de viajar em pé no segundo ônibus, ou ter o incômodo de, desembarcando na rampa próxima da Marginal do Tietê, fazer uma boa caminhada pela Av. Ordem e Progresso, Praça Delegado Amoroso Neto e arredores.

Se pegar a linha 175P-10, o morador do Jardim Laranjeiras terá que saltar na Av. Baruel, altura da padaria Nova Baruel, ou, antes, na Rua Saguairu, próximo à esquina da Rua Dr. César Castiglione. Em ambos os casos, a caminhada não é pouca e, no fim de noite, há sempre um risco de assalto, por mínimo que possa parecer.

A baldeação, por mais que não afete os créditos do Bilhete Único, requer o esforço de desembarcar de um ônibus e embarcar em outro, ainda que sejam ônibus de piso baixo, que exigem menos esforço nos pés. Mas, para quem é mais idoso, é sempre um sinal de desconforto, pois eles já andam com dificuldade para saltar de um ônibus e entrar em outro. E lembremos que, nos ônibus de piso baixo mais curtos, a porta traseira tem mais degraus.

E que linhas possíveis de baldeação seriam para a demanda da linha 917M? Praticamente nenhuma, com exceção da 9500-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio, no percurso de volta, por ter uma demanda menos intensa. A linha 9784-10 Jardim dos Francos / Metrô Barra Funda atende à Rua Reims, mas sua demanda e tão grande que os ônibus possuem grande lotação a maior parte do tempo. Mesmo à noite, com menor demanda, a chance de viajar sentado é pequena.

Pedimos que você, leitor, divulgue este texto e peça para a SPTrans prolongar o percurso, pelo menos, da 917M-10 para atender a demanda da Rua Laranjeiras, sobretudo no entorno da Rua Reims. Aí, pelo menos, também se pode sugerir que apenas a 917M-31 siga direto para a rampa de descida para a Marginal do Tietê. Esta é mais uma sugestão para fazer com que todos saiam ganhando.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse