Pular para o conteúdo principal

ÔNIBUS PADRONIZADOS VIRARAM UM GRANDE PEPINO


O sistema de ônibus do Rio de Janeiro virou um grande pepino. A inicial disposição do então secretário de Transportes, Fernando MacDowell, de eliminar males como a pintura padronizada, as linhas esquartejadas e as linhas "troncais" - que estão mais para "truncadas" - esbarrou numa série de dificuldades.

Houve denúncias de esquemas de corrupção envolvendo empresários de ônibus atuantes na cidade. Houve a questão dos preços das passagens, que viviam num sobe-e-desce interminável, e recentemente a Justiça barrou o aumento da tarifa de R$ 3,60 para R$ 3,95, que iria valer a partir de ontem. Mas o próprio MacDowell, que deixou a pasta dos Transportes para ficar só como vice-prefeito, sofreu um infarto e, após dias de internação, faleceu.

O modelo empurrado à força em 2010 por um Eduardo Paes ao mesmo tempo autoritário, populista e demagógico, que envolveu ônibus padronizados, dupla função do motorista-cobrador, esquartejamento de trajetos de linhas e outros modismos trazidos pela "moderna" Curitiba (cidade que se revela, na verdade, cada vez mais conservadora e reacionária), poderia ter chegado ao fim há, pelo menos, um ano.

Diante da mania, contraída nos últimos 25 anos, dos cariocas se conformarem com tudo e ficarem dependentes de suas próprias zonas de conforto - daí as explosões de intolerância e ódio das redes sociais, nas quais a busologia local não foi exceção à regra - , o decadente modelo de 2010 mostra sinais de esgotamento, mas infelizmente não há um prazo para seu fim.

Isso se deve porque o modelo de 2010 é bom e os problemas são só iniciais? Não. O modelo se mostra fracassado, ineficiente, confuso. Só no caso da pintura padronizada, não há um único indício de que a medida, que põe diferentes empresas de ônibus sob um mesmo visual, traga vantagens e funcionalidade para a população e para o sistema como um todo.

Pelo contrário, os ônibus "iguaizinhos" só revelam problemas e eles, em si, já se tornaram "pepinos" sobre rodas. Confundem os passageiros, que não sabem mais a quem recorrer quando uma empresa presta mau serviço, porque a empresa A transfere a culpa para a empresa B do consórcio X que culpa o consórcio Y e por aí vai. E tem empresa se extinguindo e mudando o nome e o passageiro é sempre o último a saber.

Outro fator complicador é que o modismo dos ônibus padronizados, que mostra sinais de esgotamento até em Curitiba e São Paulo, tenta permanecer em pé, mudando pequenas regras na licitação das linhas de ônibus, trocando zonas e bairros e tipos de ônibus aqui e ali e mudando o design da padronização visual, como trocando o "seis pela meia-dúzia", sempre "mudando" para continuar sendo a mesma coisa, o mesmo desastre de antes.

Diante disso, o Rio de Janeiro acaba sendo dependente deste modismo, e a falta de visão do atual secretário municipal de Transportes, Rubens Teixeira, que não parece inclinado a eliminar a pintura padronizada, também deixa tudo como está.

A situação do transporte coletivo é tão caótica que até a busologia do Rio de Janeiro se "queimou" completamente. A arrogância de uma meia-dúzia de busólogos em forçar o apoio à pintura padronizada nos ônibus, o que fez com que eles agissem com muita truculência contra quem discordasse da medida, também só fez a má fama da busologia no resto do país, com a imagem pejorativa dos "burrólogos", "bozólogos" ou "brutólogos".

O sistema de ônibus do Rio de Janeiro virou um pesadelo sobre rodas, temperando a decadência que vive todo o Estado, que havia sido influente na implantação do golpe político de 2016. Sabe-se que, movidos pela catarse de chiliques moralistas, os cariocas elegeram, para o Legislativo, nomes como Eduardo Cunha e Jair Bolsonaro, que ajudaram a instalar o caos em todo o país.

A má reputação do Rio de Janeiro ainda envolve problemas como o Estado sendo o maior reduto de valentonismo digital (cyberbullying) do Brasil e a sua impotência em zelar pelo patrimônio cultural local.

Há muito o Rio perdeu sua relevância cultural e mesmo o "funk", tido como sua mais nova manifestação cultural - na verdade, o ritmo surgiu na Flórida, nos EUA - , revela falhas no âmbito artístico, cultural e ideológico, neste caso associado a valores morais retrógrados, como o machismo.

Para piorar, é no Rio de Janeiro que existem maiores clamores por uma intervenção militar (não só o desastroso projeto policial do Exército nas favelas, mas o eufemismo para a volta da ditadura militar), ou a volta da ditadura camuflada de "voto popular" através da eleição de Jair Bolsonaro. Isso põe por terra abaixo a reputação de modernidade do Rio de Janeiro, que desde os anos 90 parece ter parado ou regredido no tempo.

Não fosse a decadência do Rio de Janeiro e a acomodação dos cariocas que, em parte, só protestam contra quem se arrisca a protestar e não toleram a diferença, a pintura padronizada nos ônibus cariocas teria sido cancelada há mais de cinco anos.

Mas nem mesmo o Movimento Passe Livre pediu o fim da pintura padronizada, iludido com o caráter moralista da medida - se esquecem que a diversidade visual, com cada empresa mostrando sua própria pintura, traz mais transparência e impõe responsabilidades ao sistema de ônibus e permitem ao passageiro reconhecer a empresa que presta mau serviço - e perdendo uma boa oportunidade de obter protagonismo combatendo o esconde-esconde das empresas de ônibus.

Na atual fase intolerante dos cariocas, que sempre reagem com estranheza à existência da diversidade, faz sentido a conformação com os ônibus "iguaizinhos" da pintura padronizada, bem mais adequados ao clima de mesmice, convencionalismo social e conservadorismo ideológico a que sucumbe e naufraga a maioria conformista e reacionária dos cariocas. Se o sistema de ônibus está desgovernado, isso é um efeito do caos e do conservadorismo que arruinam o Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse