Pular para o conteúdo principal

JAIME LERNER É INVESTIGADO POR POSSÍVEL FRAUDE EM LICITAÇÕES PARA BRT


Agentes da Polícia Federal estiveram hoje de manhã cumprindo mandados de busca e apreensão de documentos no Instituto Jaime Lerner, onde fica o escritório do famoso arquiteto e ex-governador do Paraná, no Bairro Cabral, em Curitiba. A informação foi dada pelo Paraná Portal.

A medida faz parte da Operação Nosotros, que investiga irregularidades na licitação de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) em Palmas, no Tocantins. A fraude para obras de construção de pistas teria sido feita no valor de cerca de R$ 260 milhões.

O prefeito reeleito de Palmas, Carlos Amastha, do PSB (partido da base aliada do governo de Michel Temer), poderá ser convocado a depor através do processo de condução coercitiva, medida considerada controversa e irregular, vista por especialistas mais como um ato de efeito e de apelo sensacionalista do que como um processo jurídico normal.

Ainda assim, também tem outros mandados de condução coercitiva e busca e apreensão de documentos. Irregularidades similares também estariam sendo investigadas nos Estados de Paraná e Santa Catarina. Já foi apontado que Florianópolis apresenta prováveis irregularidades na licitação do sistema de ônibus

IRREGULARIDADES

A ação policial desfaz o mito de que Jaime Lerner seria um "santo" quando o assunto é transporte coletivo. Seu padrão de sistema de ônibus, baseado em medidas ultraconservadoras como redução de frotas em circulação, pintura padronizada e dupla função de motorista-cobrador, segue uma mentalidade própria da ditadura militar.

Afinal, o próprio Jaime Lerner se formou na UFPR do reitor Flávio Suplicy de Lacerda, que, como ministro da Educação do governo do general Castelo Branco, estabeleceu reformas educacionais que causaram intensa revolta estudantil, há 50 anos.

Além disso, Lerner iniciou carreira política como prefeito "biônico" (nomeado pela ditadura) de Curitiba, em 1974, ano de lançamento de paradigmas tecnocráticos de transporte coletivo que nos tempos atuais já demonstra estar em decadência irreversível, vide os casos da própria Curitiba e cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, este de maneira ainda mais trágica.

Fora do âmbito da mobilidade urbana, Lerner tem um histórico de corrupção administrativa comparável a de políticos como Paulo Maluf, com uma ganância privatista que despreza o bem público e com esquemas de desvio de recursos públicos e superfaturamento de obras.

Quanto à licitação, as irregularidades deveriam ser observadas já pelo fato da pintura padronizada ser adotada, já que, na prática, as empresas que aparentemente são consideradas vencedoras passam a ser proibidas de exibir suas respectivas identidades visuais. Portanto, é uma licitação feita para esconder empresas de ônibus, o que comprovadamente não assegura transparência alguma.

Comentários

  1. Independente dele ser corrupto ou não, suas ideias sobre o BRT, canaletas, pinturas padrão, etc, são consagradas e exemplo para o mundo, revolucionando a mobilidade urbana. O autor deste texto deveria se informar um pouco melhor sobre o sistema da capital paranaense, pois em Curitiba, não há dupla-função dos motoristas. Além disso, as ideias ultraconservadoras vem de quem quer manter pinturas livres e o fim do sistema tronco-alimentador.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse