Pular para o conteúdo principal

VALEU PROPOR O FIM DAS LINHAS ZONA NORTE x ZONA SUL? NÃO!


As pessoas deveriam deixar de lado o politicamente correto. A notícia dada há cerca de um ano, de extinção das linhas de ligação Zona Norte X Zona Sul, rachadas em linhas das respectivas zonas para o Centro, nada tem a ver com "otimização" e "racionalização" do sistema de ônibus carioca.

A medida, que só foi parcialmente revertida por uma ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, extinguiria linhas tradicionais como 455 Méier / Copacabana e 474 Jacaré / Jardim de Alah, que deixariam de ir para a Zona Sul e teriam ponto final na Candelária.

Várias linhas passariam a ter fim de linha, além da Candelária, em áreas como Largo do Machado e, no máximo, a estação do Metrô da Rua Siqueira Campos, em Copacabana, na proximidade da Av. Princesa Isabel e sem cobrir a extensão do bairro.

A desculpa é que haveria um sistema integrado, com o uso do Bilhete Único para fazer a baldeação. Só que a proposta do fim da ligação direta das zonas Norte e Sul traria vários transtornos para a população, acostumada a se servir dos trajetos que teriam sido rachados.

Primeiro, é o fato de que o conforto de pegar sentado o primeiro ônibus não se repete no segundo, quando a viagem é feita quase sempre em pé. Segundo, os trajetos são longos e, no caso das baldeações, os trajetos duram mais que o tempo de validade do Bilhete Único, o que obriga a pessoa a ter que pagar mais uma passagem. Alguns passageiros, para evitar isso, passaram a demorar para passar pelo torniquete para o registro do cartão eletrônico ser retardado.

SEPARATISMO

Embora o tecnocrata Alexandre Sansão, que planejou a mudança, e o então secretário de Transportes, Rafael Picciani, argumentem que o fim das ligações Norte X Sul foi feito apenas para "reorganizar" o sistema de ônibus e garantir (sic) maior fluidez no trânsito, eles não puderam esconder que a medida trazia uma sutil discriminação social.

Paralelamente a isso, a Prefeitura do Rio de Janeiro - na gestão do mesmo PMDB que no plano nacional é representado pelo governo retrógrado de Michel Temer - tentou oferecer aos banhistas da Zona Norte um parque com uma pequena piscina e alguns chuveiros, respectivamente denominados de "praia" e "cachoeiras", chamado Praia de Rocha Miranda, dentro do Parque Madureira.

A iniciativa foi supervalorizada pela mídia e a inauguração foi um estardalhaço, com o prefeito Eduardo Paes tomando banho com os moradores. Mas a praia que, em tese, se destinaria aos suburbanos que se dirigiam ao corredor Leme-Pontal da orla carioca, não bastasse o pálido consolo da orla do Flamengo e Botafogo, nunca passou de um pequeno "lago" (ou piscina, dentro das extensões de um clube esportivo), com várias irregularidades.

Uma delas é o fato do horário limitado, que era muito mal determinado, pois começava às 09 horas, horário pouco recomendado por dermatologistas devido ao sol forte, e ia até às 20 horas, o que impedia a reunião para um luau entre jovens.

O fiasco da praia é omitido pela grande imprensa, e o que se viu foi uma forma de discriminação social quanto à ligação Norte X Sul, que em vez de ser extinta, deveria ser ampliada, já que uma ligação direta de Madureira a Ipanema, passando por Cascadura e Copacabana, é garantia certa de boa demanda de passageiros.

A proposta do fim da ligação Norte X Sul foi denunciada, até pela mídia estrangeira, como um meio de dificultar o acesso do povo suburbano às praias da Zona Sul e Barra da Tijuca (um esquema semelhante eliminou linhas como 465 Cascadura  Gávea, 676 Penha / Méier e 952 Penha / Praça Seca para complicar o deslocamento dos moradores dessas áreas).

Além disso, as denúncias foram reforçadas pela repressão policial a jovens pobres que, sem documentos, se dirigiam, pelo 474, para as praias de Copacabana e Ipanema, ocorrência dada a poucos dias do dia em que seria implantado o esquartejamento das linhas da Zona Norte para a Zona Sul, para desespero de Picciani, Sansão e companhia, que ganharam a fama mundial de segregacionistas.

Além disso, a eliminação da ligação Zona Norte X Zona Sul, se teve o propósito de "limpar" as praias da Zona Sul, com o separatismo social visando o turismo durante as Olimpíadas Rio 2016, não conseguiu realizar o objetivo desejado, porque o entorno da Zona Sul já possui amplas áreas suburbanas, como Rocinha, Vidigal e o morro do Pavão-Pavãozinho.

ASSALTOS

A ocorrência de assaltos e tiroteios em Copacabana não é recente e, além disso, teve até uma vítima fatal famosa, o ator, comediante e dublador Older Cazarré (irmão do falecido Olney Cazarré, comediante e dublador do Pica-Pau e do Coelho Ricochete, e, como este, tio-avô do ator Juliano Cazarré), atingido por bala perdida enquanto dormia, durante um tiroteio no Pavão-Pavãozinho.

A ação do tráfico nesse morro, situado entre Copacabana e Lagoa Rodrigo de Freitas, junto à tragicamente histórica Rua do Tonelero onde o jornalista Carlos Lacerda sofreu um atentado, em agosto de 1954, que matou seu guarda-costas Rubens Florentino Vaz (homenageado com o nome de um túnel próximo), deixou a antiga "Princesinha do Mar" com uma situação tão vulnerável como se fosse uma cidade da Baixada Fluminense.

Assaltos em quiosques, confrontos entre traficantes, comércio obrigado a fechar as portas, pivetes correndo atrás de cidadãos em plena luz do dia, turistas sendo assassinados por ladrões armados, latrocínios atingindo ciclistas ou motoristas, assaltos a estabelecimentos comerciais - como um que, recentemente, feriu a cantora e guia turística Kátia Hamed Garcia, que foi comprar um chocolate nas Lojas Americanas, numa noite - , criam um ambiente de pavor no bairro.

Isso fora os arrastões que ocorrem nas praias do bairro. E tudo isso é assustador se perceber que, na decadência avassaladora do Rio de Janeiro, Copacabana era o último reduto de modernidade e glamour que restava na ex-Cidade Maravilhosa abalada por surtos de violência, corrupção política e convulsões sociais de pessoas reacionárias.

De nada adiantou propor o fim das ligações Zona Norte X Zona Sul. Isso só prejudicaria as pessoas de bem dos subúrbios, que só querem trabalhar, estudar e até mesmo ir a praia e ver amigos. Se a ideia é evitar os marginais, deveria observar as ações do crime organizado nos morros da Zona Sul, que já renderam incidentes trágicos que viraram notícia em todo o país.

Se a questão é garantir segurança, não é eliminando os ônibus suburbanos que a situação irá se resolver. É melhorando a qualidade de vida do povo pobre, criando uma reforma imobiliária profunda para transformar favelas em bairros dignos e reforçando o policiamento para evitar as ações do crime organizado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse