Pular para o conteúdo principal

CANCELAR PINTURA PADRONIZADA NO RJ É POSSÍVEL EM QUALQUER MOMENTO


Depois que o mandato da presidenta Dilma Rousseff foi ceifado pela metade mediante acusações vagas e muito mal explicadas, espera-se tudo nas leis. Para o bem e para o mal. Afinal, até a chamada plutocracia, fã de ônibus padronizados, como o PMDB carioca que serve de uma das bases de apoio do governo do presidente Michel Temer, encarou um osso duro de roer.

É verdade que, de uma forma ou de outra, é possível cancelar a pintura padronizada nos ônibus do Rio de Janeiro pelo caráter impopular e arbitrário da medida. A ideia de colocar diferentes empresas de ônibus sob a mesma pintura, a pretexto de delimitar consórcios, tipos de ônibus ou zonas de bairros, mostrou-se maléfica para a população, trazendo infinitas e graves desvantagens.

Isso já justifica o cancelamento da medida. Falta vontade política, mas, com um pouco de coragem e respeito aos cidadãos, o secretário municipal de Transportes pode determinar que as empresas de ônibus voltassem a ter suas respectivas identidades visuais, com Real Auto Ônibus tendo pintura de Real Auto Ônibus, Redentor com pintura da Redentor, Matias com pintura da Matias etc.

Em tese, a pintura padronizada estará em vigor nas frotas municipais do Rio de Janeiro até 2030, com potenciais chances de prorrogação, talvez apenas com a mudança da pintura a ser adotada. Mas isso pode ser cancelado até mesmo no ano que vem, porque a medida não traz benefícios à população e, comprovadamente, favoreceu a corrupção e o declínio do sistema de ônibus.

Como o visual padronizado simboliza o vínculo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, as empresas de ônibus passaram a se considerar menos responsáveis. O visual é da Prefeitura, a pintura é da Secretaria de Transportes, não há a identificação visual de cada empresa de ônibus que, antes de representar algum tipo de vantagem estética, impunha responsabilidades nas relações de serviço entre empresas e passageiros de ônibus, os fregueses do processo.

Aberrações como mudanças sucessivas de nome de empresa - Saens Peña virou N. Sra. das Graças e City Rio virou Vigário Geral, depois City Rio e depois VG - e interferência de empresas de ônibus em linhas de outras - como Real na linha 455 Méier / Copacabana (com o agravante de ser uma "Intersul" em linha da "Internorte") e Caprichosa na linha 309 Central / Alvorada - eram feitas sem que os passageiros percebessem, estes já cheios de compromissos pessoais pesados.

Isso prova que a pintura padronizada não traz transparência para o sistema de ônibus e permite que a corrupção ocorra, mesmo usando como pretexto a "mobilidade urbana", diante de argumentos hipócritas como "não importa a empresa, importa o serviço" dada por certos busólogos dotados de arrogância e desprezo ao cidadão.

Imagine se usássemos o mesmo argumento para o futebol, socialmente mais inócuo do que usar ônibus para se deslocar para algum lugar. O que as pessoas achariam se alguém defendesse que Vasco e Flamengo deveriam ter o mesmo uniforme, sob a desculpa de que "não importa o time, o que importa é o jogo"? E olha que padronizar times de futebol, com uniforme único para todos os times de cada Estado iria afetar menos a população do que no caso dos ônibus.

Imagine a dificuldade que teríamos se, com a pintura padronizada nas linhas do DETRO, combatêssemos a Transmil que teria as mesmas cores de uma Caravele, N. Sra. da Penha ou Flores. e a facilidade com que as autoridades maquiassem a situação, criando um pseudônimo para a Transmil (digamos um nome fictício: "Viação Baixadense") e dizendo que "resolveram a situação", com uma falsa renovação de frota com carros velhos idênticos aos de modelos ainda em fabricação.

Isso sem falar do ônus que é cada empresa de ônibus transferir carros semi-novos de uma frota intermunicipal para municipal, ou de uma zona de bairros para outra. Na Grande Belo Horizonte, não bastassem empresas de ônibus diferentes terem a mesma pintura, uma mesma empresa de ônibus, por operar em diferentes áreas e com diferentes tipos de ônibus, pode ter até cinco pinturas diferentes, o que traz mais burocracia e mais custo de transferência de carros.

É certo que, diante da hipótese do fim da pintura padronizada, secretários de Transportes reajam com suas prolixas e rebuscadas explicações "técnicas", dizendo que a pintura padronizada obedece "critérios objetivos" aqui e ali, que "a identificação da empresa está representada no número da frota" e blablablá, blablablá e blablablá.

Mas desde que, no Governo Federal, se usa "argumentos técnicos" até para defender a PEC 241, um projeto que irá levar o Brasil à falência, com menos gastos públicos que gerariam empregos e melhoriam os serviços públicos de Saúde e Educação, num país com população crescendo e expectativa de vida melhorando, há que se desconfiar das alegações desse nível. Paciência, portadores de diploma de pós-graduação não são deuses!

Temos que nos preparar para o fim desse ciclo de ônibus fardados, dessa mesmice sobre rodas de diferentes empresas ostentando a mesma pintura e exibindo logotipos de prefeituras ou governos estaduais. Um ciclo que remete à ditadura militar e uma lógica em que a Secretaria de Transportes não é um órgão regulador do sistema de ônibus, mas um instrumento de poder autoritário com seu secretário dotado de plenos poderes.

A ideia a ser pensada não é trocar uma pintura por outra e manter a padronização. É devolver a cada empresa de ônibus o direito e o dever de exibir sua própria identidade, que não traz só beleza estética, mas reativa as relações de consumo entre empresas e passageiros, recuperando as responsabilidades operacionais que a pintura padronizada simplesmente dificulta, assim como o sistema como um todo que adota essa medida de impor um mesmo visual para diferentes empresas de ônibus.

Daí que a ideia não é só reavaliar licitações de ônibus substituindo consórcios por lotes. Se a pintura padronizada for mantida, isso será um tiro no pé. As autoridades precisam se preparar para deixar de usar os ônibus como mershandising político, se limitando a fiscalizar o sistema de ônibus sem fazer o secretário de Transportes virar dublê de empresário de ônibus.

Essa mudança de posição, se preparando para o fim da pintura padronizada nos sistemas de ônibus - Feira de Santana, na Bahia, foi pioneira nesta medida - , precisa ser admitida por autoridades, por jornalistas e, sobretudo, pela sociedade. No corre-corre cotidiano, não há como justificar a pintura padronizada se ela só traz confusão e outros graves transtornos para a sociedade.

Comentários

  1. Como eu mencionei em outro artigo, não se pode cancelar a pintura dos ônibus do Rio, é uma exigência descrita no edital de licitação como todas as outras exigências e tirá-la pode acarretar num precedente, dando margem pra cancelar várias outras exigências como o ar-condicionado, por exemplo. Agora, comparar pintura de ônibus com camiseta de futebol? Que comparação chula e descabida, são coisas totalmente diferentes. Muda o argumento que está feio e dá tempo. Outro detalhe, a população não liga pra empresa mesmo, se ela está capenga e vem uma substituta que oferece melhor qualidade, a população aprova e esquece da antiga na hora, podendo ser até uma empresa vinda da China operar, como um exemplo. A empresa tem até cinco pinturas diferentes para serviços diferentes? Desista de algum serviço ou saia da concessão, pois os serviços estavam descritos nos editais de licitação e as empresas aceitaram. O problema não está na pintura, está nas empresas, que são gananciosas e/ou corruptas. E pra finalizar, sobre os piso-baixo, enquanto há empresas retirando, há empresas comprando tais modelos, como a Transurb.

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego, criei um abaixo-assinado contra a padronização da cidade do Rio de Janeiro, explicando as várias crises que a mesma engloba, quando puder dá uma olhada https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/36957

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo convite, mas discordo de tudo ali e não é ilegal a pintura padronizada nos ônibus.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse