Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DO RJ ALTERA TRAJETOS DE ÔNIBUS SEM AVISO

PASSAGEIRO FICA TRANSTORNADO - Mais espera por ônibus e mais de uma linha para pegar.

Segundo reportagem do jornal Extra, a Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura do Rio de Janeiro (SMTR) alterou mais trajetos de linhas de ônibus sem aviso prévio à população, não fosse suficiente o caráter nocivo das mudanças, que obrigam os passageiros a pegar mais de um ônibus e a esperar mais pela linha desejada.

Coberturas recentes na imprensa mostram os transtornos que os passageiros passaram a tomar com as novas medidas. O fim da linha 766 Madureira / Freguesia, que antes ia ao Turiaçu (próximo à Av. Min. Edgar Romero, no caminho para Vaz Lobo) fez uma passageira ter que esperar mais tempo pelo alimentador (que só vai à Estação Madureira do Transcarioca), chegando a ser assaltada uma vez. A passageira trocou o ônibus pela carona no carro do próprio pai.

Os itinerários se reduzem de tal forma que já existe a piada de que haverá a linha alimentadora Central X Praça da República, já que os percursos ficam cada vez mais curtos e as pessoas mais obrigadas a pegar mais de um ônibus.

A impressão que se tem é que a SMTR quer reduzir os itinerários aos poucos. As linhas do Leblon reduzem percurso para a Rua Siqueira Campos, em Copacabana, ou ao Mourisco (Botafogo). Depois recua para o Largo do Machado. Várias linhas foram para a Candelária ou Castelo.

Até parece que os secretários que assumem a pasta estão brincando com os ônibus. Eles parecem pensar a mobilidade urbana através de jogos como Minecraft, Grand Theft Auto e TheSims, criando suas fantasias que influem nas arbitrariedades decididas desde 2010.

Passageiros reclamam que as mudanças das linhas e a promessa do secretário Rafael Picciani - da rica família que voltou atrás e retomou a oposição a Dilma Rousseff - de retirar 700 ônibus das ruas cariocas é uma forma de arrecadar dinheiro e diminuir os investimentos das empresas de ônibus, favorecendo os lucros dos empresários.

São tantos os transtornos. Mais demora, esgotamento do Bilhete Único, mais dinheiro para gastar em ônibus, mais tempo perdido, mais riscos de assaltos, menos confortos, mais ônibus superlotados, mais congestionamentos (afinal, há a sobreposição de comerciais de automóveis na TV que influencia o espectador a comprar mais carros).

A gente pergunta se isso é "otimizar". Otimizar com essa realidade péssima não é otimização, é pessimização. Diante de uma mobilidade urbana que desmobiliza, com ônibus com pintura padronizada, dupla função de motorista-cobrador e itinerários ceifados, não há como dizer que está otimizado ou racionalizado, com tantos problemas e prejuízos vividos pelos passageiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

ABAIXO-ASSINADO PEDE QUE LINHA DE ÔNIBUS DE SP CIRCULE NOS FINS DE SEMANA E FERIADOS

Um abaixo assinado na plataforma Change.Org está no ar pedindo para que a linha 967A-10 Imirim / Pinheiros, da Sambaíba Transportes, em São Paulo, volte a circular nos sábados, domingos e feriados. A linha tem sua máxima importância por ter um trajeto peculiar e atende a expressivas demandas de áreas como Imirim, Peruche, Casa Verde e até o Bixiga para áreas como o Parque Ibirapuera, o Itaim Bibi e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. É inadmissível que a linha deixe de circular nos momentos em que a população das áreas envolvidas precisa ter o direito à cidade e queira curtir uns dias de folga passeando pelo importante Parque Ibirapuera, um local de lazer de grande extensão e ótimo para um passeio e até para um descanso. Devemos lembrar aos leitores que não adianta curtir esta postagem nas redes sociais e achar bonita a iniciativa do abaixo-assinado se ninguém decide participar. O abaixo-assinado é feito para ser assinado, e existem recursos até para manter a privacidade de quem assina. N...