Pular para o conteúdo principal

Regras para a publicação de fotos de carros padronizados


Por Marcelo Pereira

Não sou favorável a padronizações de todo o tipo. Padronizar é limitar, é algo que combina com ditaduras. Também é algo que não combina com o Brasil, uma terra enorme, com vocação para a diversidade, para a variedade. Além disso, é um direito dos passageiros conhecer que empresa está servindo a linha que utiliza, algo que a padronização dificulta bastante.

Com a padronização da frota da cidade onde eu moro, que preferiu colocar um uniforme mais bonito em sua frota, na tentativa de minimizar o problema, resolvi fotografar os ônibus com o uniforme da prefeitura niteroiense e de outros lugares, publicando com restrições.

- Os ônibus não serão identificados por suas empresas (que serão omitidas, salvo quando o contexto exigir) e sim pelos consórcios.
- Se o contexto exigir a identificação da empresa, o nome desta virá entre aspas.
- A tarja de créditos será sempre preta, como sinalização de que reprovo o sistema.

Estas são as regras das fotos de ônibus padronizados em meus sites. Não dá para concordar com algo que além de prejudicar a população,representa uma recusa a nossa tradicional vocação pela diversidade, característica que só o nosso país possuí e que não há em qualquer outro.

Comentários

  1. Ficou esclarecido sobre a questão do número de ordem em Niterói. O NIT morreu de acordo daquela comunidade do Orkut e, pela decisão da Prefeitura de Niterói, se tornou meio que confuso.

    E, naquele local (comunidade do Orkut), mesma toada: aceitar passivamente a coisa como se fosse uma profissão. Nem comentei já que estou adotando lá a filosofia do administrador da comunidade (Orkut) / Grupo de Facebook "Dial AM e FM do Rio de Janeiro do "ENJOY THE SILENCE" (Curta o silêncio).

    ResponderExcluir
  2. obs gente o onibus qu tombou pertence a empresa city rio 386 anchieta x passeio eu estava no onibus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse