Pular para o conteúdo principal

O "AI-5" Busólogo envergonha o país


COMENTÁRIO DESTE BLOGUE: Agora não tem jeito. Infelizmente a minha reputação está manchada perante a maioria dos busólogos cariocas. Não por culpa minha, mas por culpa da falta de discernimento dos busólogos que, acharam mais comôdo e menos trabalhoso não analisar meu ponto de vista, preferindo eles a defender ideias equivocadas, bloqueando qualquer tentativa de debate sadio, onde se chegaria a um consenso, baseado na lógica e não na defesa de crenças pessoais.

É uma pena, pois muita gente que eu admirava se virou contra mim, só porque eu defendia um ponto de vista mais coerente, desconfiando das autoridades, normalmente acostumadas a mentir, oferecendo um sistema de transporte cheio de falhas, maquiado por falsos luxos e pompas desnecessárias.

Os busólogos cariocas são o retrato do país: crédulos, teimosos e arrogantes, não admitindo qualquer ponto de vista que não se encaixem nos seus.

Espero que eles reflitam e façam as pazes comigo e com o meu irmão, autor do texto abaixo. Eu sempre quis a melhoria do transporte, sem a pompas que as autoridades querem colocar para disfarçar as falhas. Tentei avisar, mas preferiram ser enganados, fazer o quê?

O "AI-5 BUSÓLOGO" ENVERGONHA O PAÍS

Alexandre Figueiredo - Blogue Menos Automóveis nas Ruas

Baixou o espírito do senador mineiro Eduardo Azeredo em alguns busólogos e recebi pedidos, um tanto agressivos, nos últimos anos, de retirar fotos de autoria de alguns busólogos, porque eles foram reproduzidos "sem autorização".

Fazem ameaças de processos, mas outros disparam palavrões, outros fazem calúnias, numa atitude que envergonha o país, já que a arrogância com que esses busólogos agem constrange até quem está fora do Rio de Janeiro.

Eu NUNCA COMETI ILEGALIDADE, porque eu sempre colocava os créditos de autoria nas fotos. Uma vez, cheguei a comentar alegremente e de forma positiva que um busólogo tal registrou esta foto. Mas ele pediu, mesmo assim, a retirada da mesma.

Atitude assim - que eles têm a coragem de desmentir que se trata de CENSURA - , digna de um Ato Institucional Número Cinco, o AI-5 da ditadura militar, não favorece em coisa alguma a busologia fluminense. Pelo contrário, expõe posturas, posições e procedimentos que busólogos OUTRORA ADMIRÁVEIS adotam, decepcionando muitos fãs.

O autoritarismo, as ofensas pessoais e as ameaças causadas por essa elite da busologia não os fortalecem de forma alguma. Pelo contrário, cria-se um ABUSO DE PODER em que só os amigos mais próximos dos busólogos é que devem publicar tais fotos. Quem não faz parte da "panela" precisa pedir autorização e olhe lá.

Só que isso, em vez de elevar a moral desses busólogos autoritários, os joga à pior das humilhações. Porque o abuso do poder vai contra o verdadeiro respeito humano,. vai contra a liberdade de expressão, vai contra a liberdade de informação.

SOBRE AS FOTOS MONTAGENS DE ÔNIBUS DESPADRONIZADOS

Eu NUNCA COMETI ILEGALIDADE alguma. Pelo contrário, RESPEITEI AS AUTORIAS ORIGINAIS, por isso não há a menor razão para processos judiciais. Só seria passível de ser processado se eu tomasse as fotos como se fossem de minha autoria, o que NUNCA ACONTECEU.

Se os busólogos fossem processar alguém, deveriam processar também a BUSCA DO GOOGLE, porque ela também reproduz as fotos do Ônibus Brasil que servem de fontes para minhas fotos montagens. Ou deveriam processar a Associação Brasileira de Normas Técnicas por causa de um botãozinho chamado Print Screen.

As minhas fotos-montagens NÃO SUBSTITUEM as fotos originalmente feitas por seus autores. E não é só eu que faço isso, mas gente como Renato Passos, Victor Hugo Pereira ou outro que vier. Eles também serão processados por terem feito montagens de fotos?

Portanto, não existe ilegalidade. Ameaçar processos judiciais dessa forma arbitrária pode ser perigoso. Expõe o processante a uma prepotência que irá afastar amigos e fãs. Irá expor sua arrogância, sua censura, e em vez do busólogo autoritário se tornar mais admirado, ele se tornará mais temido.

CERTOS BUSÓLOGOS NÃO SABEM CONVIVER COM A DEMOCRACIA

A verdade é que certos busólogos não sabem conviver com a democracia. Eles acabam, ao pedir censura à reprodução de fotos, fazendo o mesmo que as campanhas SOPA, PIPA e ACTA, de triste lembrança e bastante impopulares, queriam fazer contra a Internet em geral.

Eles não sabem que muita gente usa fotos da Internet, em reproduções aparentemente sem autorização, para ilustrar seus textos. E várias fazem sem creditar autorias, e nem por isso são condenadas ou perseguidas.

O autoritarismo dos busólogos não os faz mais fortes, repito, e nem mais admiráveis. Como fotógrafos, eles continuam sendo excelentes, mas como seres humanos eles decepcionaram muito. Não sabem viver num regime democrático.

Hoje eles pedem que busólogos que não pensem igual a eles retirem suas fotos. Amanhã, se algum busólogo se tornar Prefeito do Rio de Janeiro, vai reprimir greve de professores com a violência policial. E não adianta eles falarem em moralidade ou dizer que não defendem censura, porque eles agem igualzinho ao que pessoas como Jair Bolsonaro, Demóstenes Torres, Paulo Maluf e Geraldo Alckmin já agiram.

Se forem parlamentares da ALERJ, então, dá para imaginar esses mesmos busólogos "fazendo marcação" contra quem não votar com eles.

Mas eles não estão com a razão. Seu autoritarismo só os expõe muito mal. Desse modo, a busologia continua tendo uma péssima imagem na sociedade e o autoritarismo de alguns busólogos só faz piorar as coisas para eles mesmos. Afinal, ter muita visibilidade e prestígio não permite que pessoa alguma cometa ABUSO DE PODER contra quem quer que seja.

Mais do que exigir respeito, deve-se respeitar os outros. Nada fiz contra busólogos de qualquer espécie. Eu respeitei e admirei todos os busólogos cariocas, não entendo até agora por que eles andam me ofendendo ou censurando de todo modo. Mas o verdadeiro prejudicado com isso não sou eu, mas eles, na medida que seu autoritarismo expõe sua prepotência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse