Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTES SÃO SILVESTRE ENCERRA ATIVIDADES


A Transportes São Silvestre, que era uma das tradicionais empresas do Rio de Janeiro e desde 2010 está proibida de adotar sua identidade visual, deixou de circular nas linhas municipais alegando falta de combustível e de dinheiro para pagar seus funcionários.

A empresa, cuja área de atuação é a Zona Sul carioca, com ênfase na região de Cosme Velho e Laranjeiras e nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, era uma das 12 empresas que alegam grave crise financeira, fator que torna polêmica a redução das passagens de ônibus de R$ 3,80 para R$ 3,60 e, depois, para R$ 3,40.

Isso porque não houve uma política de abatimento fiscal ou outros incentivos para as empresas. A crise teria sido motivada pela concorrência desleal das vans irregulares, que se utilizam do mesmo percurso que as linhas regulares.

Outro fator é a falta de autonomia operacional das empresas, por causa dos consórcios, havendo denúncias de tratamento desigual das empresas. Além disso, o fator da pintura padronizada dificulta que a empresa apresente sua imagem de operadora de linhas de ônibus ao público passageiro.

Outros fatores como a corrupção político-empresarial e o desleixo na conservação de frota e em outros aspectos técnicos - empresas atuantes na Zona Norte e Zona Oeste foram tiveram ônibus apreendidos por documentação vencida ou irregular - também contribuíram para a crise e falência do modelo de sistema de ônibus implantado por Eduardo Paes, por sinal impedido de ser eleito para os próximos oito anos e vivendo uma séria decadência política.

Aparentemente, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) não recebeu um comunicado oficial do fim das atividades da São Silvestre. A princípio, a empresa apenas deixou de circular por tempo indeterminado, mas há indícios de possibilidade de reverter a situação.

Comentários

  1. Não existe o fator da pintura padronizada, que dificultaria a empresa de apresentar sua imagem de operadora de linhas de ônibus ao público passageiro. Isso é irrelevante, a São Silvestre entrou no consórcio porque quis. Aparentemente o prefeito quer levar o transporte coletivo ao colapso para fazer um novo sistema.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

RETIRADA DE LINHAS IMPORTANTES DE CIRCULAÇÃO NOS FINS DE SEMANA É UMA "INSANIDADE"

A retirada de circulação, nos fins de semana e feriados, de importantes e diferenciadas de linhas de ônibus, mesmo sob os "benefícios" de pagar o embarque em dois ônibus pagando uma só passagem ou, nos domingos, pegar todos os ônibus de graça, não garante o conforto dos passageiros, forçados a encarar o sobe-e-desce de um ônibus para outro e a falta de garantia de que viajará sentado no segundo ônibus. É preocupante que a SPTrans retire de circulação linhas importantes, sob desculpa de "baixa demanda" - desculpa esfarrapada para impedir a população de certos bairros de ter o "direito à cidade" - , quando elas poderiam ser mantidas ou ter o itinerário ampliado, tornando-as altamente rentáveis justamente nos dias em que a maioria da população se encontra em folga na capital paulista. O cancelamento dessas linhas nos fins de semana e feriados prejudica principalmente idosos, gestantes e portadores de limitações físicas, que não possuem a energia física para e...