Pular para o conteúdo principal

VERGONHOSOS, ÔNIBUS PADRONIZADOS SE "APAGAM" NA RIO 2016

ATÉ AGORA, OS ÔNIBUS PADRONIZADOS SÓ APARECERAM NOS NOTICIÁRIOS POLICIAIS.

A razão de ser da terrível pintura padronizada nos ônibus, imposta por um autoritário Eduardo Paes, se evaporou de vez. A decisão do prefeito do Rio de Janeiro em impor uma mesma pintura para diferentes empresas de ônibus até criou um modismo que contagiou cidades como Niterói, Nova Iguaçu, Recife, Florianópolis e Teresina e requentou os desgastados sistemas de ônibus de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

No entanto, a medida está definitivamente desclassificada pelos cariocas e de nada adiantou a mídia enfiar os ônibus padronizados na paisagem carioca, como se observava em reportagens de lazer de O Globo e notícias sofre famosos passeando na orla carioca, porque o fracasso se tornou retumbante.

Mesmo com a "patrulha" de busólogos reacionários ou a complacência de manifestantes de grupos como o Movimento Passe Livre, a pintura padronizada nos ônibus comprovou ser uma medida impopular e maléfica para a população carioca, que desde 2010 passou a ver mais ônibus sucateados e mais corrupção no sistema de ônibus.

Não que isso não acontecesse com a diversidade visual tal como existia antes, mas naqueles tempos era mais fácil, através da identidade visual de cada empresa, identificar a empresa ruim, deficitária, com frota sucateada. Os casos da Oriental e Ocidental eram ilustrativos.

Ultimamente, as pessoas se desorientavam com esse confuso sistema de transporte que mais parece ter vindo das mentes maquiavélicas do deputado Eduardo Cunha. Passageiros tinham que redobrar a atenção para não embarcar no ônibus errado (uma Vila Real e uma Matias, por exemplo, ficaram visualmente idênticas), e ainda eram os últimos a saber de tantas mudanças.

Eram empresas trocando de nome. Sendo extintas e trocadas por outras. Linhas trocando de empresa. Empresas circulando em linhas de outras. Era algo para fundir a cuca dos cariocas, que ainda tinham que encarar motoristas sobrecarregados com a condução e cobrança de passagens, que muitas vezes provocaram acidentes com muitos feridos e até vários mortos.

Mas o pacote também oferecia sobremesas amargas como o desemprego em massa de cobradores, que o sindicato patronal Rio Ônibus tentava abafar silenciando a imprensa, e a redução de itinerários de linhas tradicionais para forçar a baldeação sob o pretexto do "sistema integrado" e banalizar o uso do Bilhete Único, como se ele fosse cartão de ingresso para um parque de diversões.

Os turistas saíram transtornados. Os jornalistas, confusos, não conseguindo identificar a empresa de ônibus correta quando noticiavam algum incidente. Mesmo os busólogos mais fanáticos pela pintura padronizada (jocosamente definidos como "beatas de logotipo de prefeitura") tiveram que admitir os defeitos da causa que defendiam. As autoridades, então, se calam de tanta vergonha.

Nem mesmo o festival de renovações de frotas - nos quais Acari parece Novacap, Real parece Braso Lisboa etc - conseguiu dar algum alento. Os ônibus praticamente sumiram das reportagens das Olimpíadas Rio 2016, quando, na imaginação de Eduardo Paes cerca de sete anos atrás, eles seriam a vitrine da mobilidade urbana carioca para a Copa de 2014 e o corrente evento olímpico.

Não deu. Agora o que se espera é, como na encampação dos ônibus que se encerrou em 1988, a Prefeitura do Rio de Janeiro devolver às empresas de ônibus o direito de exibir suas respectivas identidades visuais. Não vale mudar o leiaute da pintura padronizada e trocar o seis por meia dúzia. É hora de cada empresa de ônibus carioca mostrar sua cara própria. Só falta vontade política para isso.

Comentários

  1. Caso a próxima eleição para prefeito, o sucessor de Eduardo Paes (desde que não seja indicado por este) irá revogar essas pinturas padronizadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um contrato de licitação a ser seguido e respeitado, não há como revogar, a não ser que revogue a licitação também.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse