AVENIDA CASA VERDE, NO TRECHO DO BAIRRO DO LIMÃO, TEM MÃO ÚNICA E SEU TRÁFEGO É QUASE SEMPRE BAIXO.
Uma boa solução para resolver o problema dos ônibus que causam transtornos, problemas e riscos ao descer da Avenida Ordem e Progresso para o Limão pela Marginal do Tietê (Avenida Otaviano Alves de Lima), na cidade de São Paulo, é adotar a mão dupla no trecho da Avenida Casa Verde entre a Rua Reims, altura da padaria Favos, e a Avenida Professor Celestino Bourrol.
Nesse trecho, a Avenida Casa Verde tem mão única, no sentido Limão-Casa Verde, e seu tráfego não é muito grande, mesmo em horários mais movimentados. Daí que, adotando a mão dupla nesses trechos, eliminaria o problema das linhas que descem direto para a Marginal, enfrentando problemas diversos e causando mais incômodos do que o "trajeto rápido" sugere na teoria.
Ao duplicar a mão desse trecho da Avenida Casa Verde, as linhas abaixo poderiam passar sem problemas pelo bairro de Jardim Laranjeiras de forma semelhante da que fazem na ida. Para quem não sabe, as linhas são estas:
8215-10 Jardim Paulistano / Praça do Correio (Via Santa Cecília)
917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa
917M-31 Morro Grande / Metrô Ana Rosa
9653-10 Pedra Branca / Praça do Correio
975A-10 Brasilândia / Metrô Ana Rosa
978L-10 Terminal Cachoeirinha / Terminal Princesa Isabel (Via Barra Funda e Santa Cecília)
9789-10 Jardim Paulistano / Metrô Barra Funda
9191-10 Jardim Maria Elisa / Bom Retiro
Não haveria problema algum destas linhas percorrerem, na volta, o trajeto que pega o trecho de Jardim Laranjeiras da Avenida Ordem e Progresso, a Praça Delegado Amoroso Neto, a Rua Reims e Avenida Casa Verde, daí dobrando para a Avenida Celestino Bourrol, sentido Avenida Deputado Emílio Carlos ou Avenida Nossa Senhora do Ó.
Além de não complicar o já sobrecarregado tráfego da Marginal do Tietê, o trajeto que sugerimos garante o retorno menos problemático dos moradores do Jardim Laranjeiras, evitando o "barato que sai caro" da baldeação sem conforto em linhas como 9500-10 e 9784-10.
Pode-se sugerir que algumas das linhas acima citadas possam pegar, em vez desse trecho da Avenida Casa Verde, irem da Rua Reims para a Rua Domingos Torres e Avenida Mandaqui: 8215 Jardim Paulistano / Praça do Correio e 917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa e sua variante 917M-31.
A adoção de mão dupla no trecho da Avenida Casa Verde tem a vantagem no fato de que a mão única do trecho tem nível baixo de tráfego e, com o deslocamento das referidas linhas, a população do Jardim Laranjeiras terá mais opções para a volta para casa, evitando embarcar, nos horários de pico, em ônibus superlotados, prejudicando seriamente a baldeação.
Portanto, a proposta descrita nesta postagem é mais vantajosa para a mobilidade urbana, bastante castigada na região da Casa Verde, um bairro lamentavelmente esquecido pelas autoridades paulistanas.
Comentários
Postar um comentário