Pular para o conteúdo principal

TRECHO DA AVENIDA CASA VERDE ENTRE JARDIM LARANJEIRAS E LIMÃO DEVERIA TER MÃO DUPLA

 AVENIDA CASA VERDE, NO TRECHO DO BAIRRO DO LIMÃO, TEM MÃO ÚNICA E SEU TRÁFEGO É QUASE SEMPRE BAIXO.

Uma boa solução para resolver o problema dos ônibus que causam transtornos, problemas e riscos ao descer da Avenida Ordem e Progresso para o Limão pela Marginal do Tietê (Avenida Otaviano Alves de Lima), na cidade de São Paulo, é adotar a mão dupla no trecho da Avenida Casa Verde entre a Rua Reims, altura da padaria Favos, e a Avenida Professor Celestino Bourrol.

Nesse trecho, a Avenida Casa Verde tem mão única, no sentido Limão-Casa Verde, e seu tráfego não é muito grande, mesmo em horários mais movimentados. Daí que, adotando a mão dupla nesses trechos, eliminaria o problema das linhas que descem direto para a Marginal, enfrentando problemas diversos e causando mais incômodos do que o "trajeto rápido" sugere na teoria.

Ao duplicar a mão desse trecho da Avenida Casa Verde, as linhas abaixo poderiam passar sem problemas pelo bairro de Jardim Laranjeiras de forma semelhante da que fazem na ida. Para quem não sabe, as linhas são estas:

8215-10 Jardim Paulistano / Praça do Correio (Via Santa Cecília)
917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa
917M-31 Morro Grande / Metrô Ana Rosa
9653-10 Pedra Branca / Praça do Correio
975A-10 Brasilândia / Metrô Ana Rosa
978L-10 Terminal Cachoeirinha / Terminal Princesa Isabel (Via Barra Funda e Santa Cecília)
9789-10 Jardim Paulistano / Metrô Barra Funda
9191-10 Jardim Maria Elisa / Bom Retiro

Não haveria problema algum destas linhas percorrerem, na volta, o trajeto que pega o trecho de Jardim Laranjeiras da Avenida Ordem e Progresso, a Praça Delegado Amoroso Neto, a Rua Reims e Avenida Casa Verde, daí dobrando para a Avenida Celestino Bourrol, sentido Avenida Deputado Emílio Carlos ou Avenida Nossa Senhora do Ó.

Além de não complicar o já sobrecarregado tráfego da Marginal do Tietê, o trajeto que sugerimos garante o retorno menos problemático dos moradores do Jardim Laranjeiras, evitando o "barato que sai caro" da baldeação sem conforto em linhas como 9500-10 e 9784-10.

Pode-se sugerir que algumas das linhas acima citadas possam pegar, em vez desse trecho da Avenida Casa Verde, irem da Rua Reims para a Rua Domingos Torres e Avenida Mandaqui: 8215 Jardim Paulistano / Praça do Correio e 917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa e sua variante 917M-31.

A adoção de mão dupla no trecho da Avenida Casa Verde tem a vantagem no fato de que a mão única do trecho tem nível baixo de tráfego e, com o deslocamento das referidas linhas, a população do Jardim Laranjeiras terá mais opções para a volta para casa, evitando embarcar, nos horários de pico, em ônibus superlotados, prejudicando seriamente a baldeação.

Portanto, a proposta descrita nesta postagem é mais vantajosa para a mobilidade urbana, bastante castigada na região da Casa Verde, um bairro lamentavelmente esquecido pelas autoridades paulistanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

MANTER SEDE DA EXPRESSO GUANABARA NO CEARÁ CUSTARÁ CARO

A EXPRESSO GUANABARA NA SUA FUTURA CASA, O RIO DE JANEIRO. Uma das coisas mais insólitas sobre a unificação das empresas do Grupo Guanabara é que, com o processo de extinção de várias empresas, apenas uma delas não teve a sua extinção declarada, até porque será a única que, aparentemente, não terá sua estrutura operacional nem sua identidade visual afetada. A maior extinção do Grupo Guanabara é justamente a Expresso Guanabara, do Ceará. Isso mesmo. Tudo indica que a Expresso Guanabara cearense será extinta, embora nada mude operacionalmente, porque a marca "Expresso Guanabara" continuará ativa no Nordeste brasileiro e os serviços não serão afetados.  A verdade é que, todavia, a Expresso Guanabara já tem até CNPJ no Rio de Janeiro, cidade que se tornará a nova sede da empresa que absorverá as antigas subsidiárias Util, Sampaio, Brisa, Rápido Federal, Real Expresso e Expresso. As propagandas da nova Guanabara já dão ênfase a lugares do Grande Rio, como a Ponte Rio-Niterói e a R...