Fotografei os ônibus que descem a Avenida Ordem e Progresso para ir à Marginal do Tietê em mais de um dia, para mostrar a gravidade das linhas que não retornam pelo Jardim Laranjeiras, apesar de, na ida, percorrerem o bairro.
Não bastasse os moradores do Jardim Laranjeiras, incluindo gestantes, idosos e portadores de limitações físicas, terem dificuldade para voltar de ônibus no caso de passearem por locais como a Avenida Paulista, Pacaembu e Santa Cecília, os ônibus que na volta descem direto para a Marginal Tietê (trecho conhecido como Avenida Oraviano Alves de Lima) enfrentam constantes engarrafamentos.
E isso é fichinha, pois a rampa de acesso da Avenida Ordem e Progresso para a Marginal Tietê é pista muito utilizada por caminhões pesados, o que, no risco de um acidente, a travessia das linhas da SPTrans que passam pelo local pode causar feridos e até mortos.
Enquanto isso, eu também fotografei uma amostra do trânsito da Avenida Ordem e Progresso, que aparece aqui como a última foto da série, em direção à Praça Delegado Amoroso Neto. O trânsito está fluente e rápido. E, mesmo que haja eventuais congestionamentos, dá para escoar o trânsito de automóveis para a Rua Samaritá ou para a Rua da Macieira, paralela à Rua Domingos Torres, acesso do Jardim Laranjeiras para a Avenida Engenheiro Caetano Álvares.
Outra observação que deve ser feita é que o deslocamento dos ônibus que descem para a Marginal para o trajeto entre a Praça Delegado Amoroso Neto e a Rua Domingos Torres, passando pela Avenida Engenheiro Caetano Veloso no sentido Estadão e depois pegando um quarteirão da Marginal para ir à Avenida Professor Celestino Bourrol, leva menos tempo do que a escala que as linhas 175P-10 Metrô Santana / Metrô Ana Rosa e 208M-10 Metrô Santana / Terminal Pinheiros levam para fazer escala na Barra Funda.
Estima-se que o tempo percorrido entre a Avenida Ordem e Progresso, no lado do Jardim Laranjeiras, e o quarteirão do Estadão na Avenida Engenheiro Caetano Álvares leva cerca de quinze minutos. Com trânsito livre, a escala da Barra Funda, sem excluir as paradas nos pontos, dura cerca de vinte minutos.
Aqui estão as fotos abaixo, tiradas por mim entre os dias 20 e 28 de março últimos.
Comentários
Postar um comentário