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RETIRADA DE LINHAS IMPORTANTES DE CIRCULAÇÃO NOS FINS DE SEMANA É UMA "INSANIDADE"


A retirada de circulação, nos fins de semana e feriados, de importantes e diferenciadas de linhas de ônibus, mesmo sob os "benefícios" de pagar o embarque em dois ônibus pagando uma só passagem ou, nos domingos, pegar todos os ônibus de graça, não garante o conforto dos passageiros, forçados a encarar o sobe-e-desce de um ônibus para outro e a falta de garantia de que viajará sentado no segundo ônibus.

É preocupante que a SPTrans retire de circulação linhas importantes, sob desculpa de "baixa demanda" - desculpa esfarrapada para impedir a população de certos bairros de ter o "direito à cidade" - , quando elas poderiam ser mantidas ou ter o itinerário ampliado, tornando-as altamente rentáveis justamente nos dias em que a maioria da população se encontra em folga na capital paulista.

O cancelamento dessas linhas nos fins de semana e feriados prejudica principalmente idosos, gestantes e portadores de limitações físicas, que não possuem a energia física para encarar o frenético sobe-e-desce somado ao risco de viajarem em pé no segundo ônibus, risco que as autoridades do transporte alegam ser "mínimo" mas que é muito mais comum e incômodo do que se imagina.

Selecionamos quatro linhas que deveriam circular nos fins de semana e feriados e que, portanto, deveria ser feita uma campanha para tamanha necessidade, uma vez que essas linhas percorrem itinerários diferenciados, sem equivalente em outras linhas municipais paulistanas. Vamos a elas:

274p-10 PENHA / METRÔ VILA MARIANA

A linha, que liga o bairro da Penha à Vila Mariana, passando por áreas como Mooca, Cambuci e parte da Aclimação - alturas da Avenida Lins de Vasconcelos e Rua Lacerda Franco - , tem um dos itinerários mais diferenciados da Zona Leste paulista. 

A suposta baixa demanda é injustificável, por conta de um percurso sem concorrência e que nem de longe é coberto por uma baldeação de linhas, tendo o terminal do Parque Dom Pedro II como ponto intermediário.

A solução que se sugere é a ampliação do fim de linha do terminal do Metrô Vila Mariana para o entorno do Parque do Ibirapuera, através do seguinte percurso: Metrô Vila Mariana - Avenida Professor Noé de Azevedo - Rua Domingos de Morais - Avenida Pedro Álvares Cabral - Retorno na altura do Parque do Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral - Avenida Rubem Berta - Rua Ascendino Reis - Rua Borges Lagoa - Rua Domingos de Morais - Avenida Professor Noé de Azevedo - Metrô Vila Mariana.

Esse percurso poderia ser a nova linha 274p-10, que passaria a ser renomeada "Penha / Parque do Ibirapuera" e seria acrescido ao trajeto normal da linha.

7245-10 TERMINAL SANTO AMARO / HOSPITAL DAS CLÍNICAS

É justamente nos fins de semana e feriados que a linha, que atua em percursos diferenciados que incluem a Rua Bela Cintra e as ruas internas de Higienópolis, próximas à Consolação, que a população de Santo Amaro mais precisa da linha 7245-10. Mas ela sai de circulação nesses dias e a "consolação" (peço licença ao trocadilho) da linha 669a-10 Terminal Santo Amaro / Terminal Princesa Isabel, que passa, justamente, pela Rua da Consolação, não traz a compensação necessária, pois exige uma certa caminhada.

A solução seria ampliar a linha para o Terminal Amaral Gurgel. A 7245-10 se transformaria, portanto, em "Terminal Santo Amaro / Terminal Amaral Gurgel", mantendo todo o percurso e apenas adaptando-o para o prolongamento para o terminal localizado no entorno do Largo do Arouche.

8538-10 FREGUESIA DO Ó / PRAÇA DO CORREIO

Uma linha de ônibus que parte da Freguesia do Ó, percorre a Rua Itaberaba e passa por ruas internas da Casa Verde, no entorno da Rua Zanzibar, e que vai e vem pelo lado da Casa Verde da Rua Reims, faz falta nos dias de feriado e fins de semana em que seus ônibus são tirados de circulação.

Além disso, a construção da linha 6-Laranja do metrô de São Paulo vai exigir que a linha 8538-10 circule nos fins de semana e feriados, como opção para a demanda de passageiros que tende a crescer nas futuras condições. 

A desculpa de suposto enfraquecimento da demanda de passageiros não procede, mesmo quando se leva em conta os trajetos comuns das linhas 9301-10 Terminal Casa Verde / Praça do Correio e 9354-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio nas proximidades, do lado do trajeto Casa Verde x Correio, e o percurso da linha 9717-10 Jardim Almanara / Metrô Santana, no lado da Freguesia do Ó. O que idosos, gestantes e portadores de limitações físicas têm que enfrentar para ir aos pontos não é pouca coisa.

Sugere-se a ampliação do percurso para evitar sobreposição de itinerários com as linhas 9301-10 e 9354-10. A nossa proposta inicial é ampliar a 8538-10 para a Praça Ramos de Azevedo, mas também se sugere a ampliação para o Terminal Parque Dom Pedro II, com a possibilidade da população da Casa Verde em pegar o trajeto oposto passando, do Parque Dom Pedro II, para a Praça da Sé, Largo de São Bento e Praça Ramos de Azevedo. 

Com esta segunda proposta, a 8538-10, circulando todos os dias, seria renomeada como "Freguesia do Ó / Terminal Parque Dom Pedro II". Com a inauguração da linha 6, a importância dessa proposta aumentará consideravelmente, justamente nos fins de semana e feriados.

967a-10 IMIRIM / PINHEIROS

A pior exclusão de linhas nos fins de semana e feriados é a 967a-10, pois sua retirada de circulação dificulta o direito dos moradores da Casa Verde e arredores de frequentar o Parque do Ibirapuera nos fins de semana e feriados. Vamos combinar que é difícil ser paulistano morando na Casa Verde, que os demais paulistanos tratam como se fosse um distrito distante de Osasco.

A 967a-10, além de não contar com percurso concorrente, percorrendo as avenidas Brigadeiro Luiz Antônio e Brigadeiro Faria Lima, também é uma das poucas que passam pelo bairro do Bixiga. Ou seja, a sua retirada de circulação é um acinte, uma das "insanidades" que nem a baldeação garantida por tarifa única ou nula consegue compensar, pois o sobe-e-desce de um ônibus para outro pode ocorrer, dependendo do caso, mais de uma vez.

A ideia será URGENTEMENTE liberar a circulação da 967a-10 nos fins de semana e feriados, o que permitiria mais uma opção para o Parque do Ibirapuera percorrendo um itinerário sem igual. Como chamariz, sugere-se que a Sambaíba, que opere a linha, coloque ônibus mais novos e inclua, no seu letreiro digital, a expressão "Via Parque Ibirapuera", alternando entre o número da linha e seu destino na sua exibição. 

Com toda certeza, liberando a linha 967a-10 para circular nos fins de semana e feriados trará uma demanda fiel e farta. A Sambaíba perde uma grande chance de faturar alto transportando as populações de Imirim, Casa Verde e Peruche para o Parque do Ibirapuera. 

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