Pular para o conteúdo principal

EM SÃO PAULO, REGIÃO DA CASA VERDE É MAL SERVIDA DE ÔNIBUS

É PRECISO FÔLEGO DE ALPINISTA PARA PERCORRER ESSA PARTE DA RUA RELÍQUIA, DESPROVIDA DE LINHA REGULAR DE ÔNIBUS.

Em São Paulo, a região da Casa Verde tem uma considerável área, mas é tratada como se fosse um quintalzinho cercado dos bairros de Santana, Barra Funda e Limão. É um bairro que está longe do dinamismo que torna a capital paulista famosa no Brasil e no mundo.

Precisando reforçar o comércio e as moradias, a região da Casa Verde tem um sistema de ônibus muito mal planejado, com linhas importantes que não circulam nos fins de semana e feriados e linhas com falhas nos seus itinerários, além da falta de linhas de ônibus ligando áreas como Tucuruvi e Lapa.

Já é um sofrimento o fato da região não ser atendida por metrô, depois que as autoridades desistiram de criar uma estação na Casa Verde. A precariedade do bairro é tal que vários moradores estão saindo do bairro, cujo entorno prioriza mais as oficinas de consertos de carros e empresas de fornecimentos de peças, sem no entanto haver um comércio diversificado como se observa em bairros como Lapa e Penha.

Nem mesmo um terreno enorme situado na Av. Ordem e Progresso traz esperança. O terreno, que era de uma garagem da Viação Pássaro Marron, está parado. Um grupo de moradores quer criar somente um parque, mas o ideal é que se construa no lugar um shopping center com área verde, tendência de uma arquitetura sustentável. Hoje edifícios e estabelecimentos comerciais podem ser construídos com áreas verdes, combinando oferta de serviços e moradia com sustentabilidade ambiental.

Opções comerciais existem, mas é necessário uma longa peregrinação, pois alguns estabelecimentos se situam no bairro vizinho do Limão, outros na proximidade da Av. Braz Leme, principal acesso ao Santana, e outros no entorno da Av. Engenheiro Caetano Álvares. Quem quiser passar um dia fazendo compras tem que ter muita paciência não só para andar muito, mas subir e descer ladeiras íngremes, terminando o dia com um forte cansaço.

Quanto aos ônibus, praticamente somente quatro linhas regulares e constantes atendem a região, incluindo a parte próxima ao bairro Vila Baruel: 148P-10 Pedra Branca / Metrô Barra Funda, 175P-10 Metrô Santana / Metrô Ana Rosa, 9301-10 Terminal Casa Verde / Praça do Correio e 9354-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio.

Na prática, os moradores da Casa Verde só podem ir constantemente a poucos bairros de São Paulo: Barra Funda, entorno do Vale do Anhangabaú (junto à Praça do Correio), Av. Paulista e Metrô Santana. As demais linhas não atendem toda a demanda, pois em seus percursos, dependendo de onde se mora, certas linhas exigem uma caminhada para ir ou vir para o ponto onde passam os ônibus.

Esse é o caso de linhas como 971A-10 Jardim Primavera / Shopping D e 2014-10 Jardim Pery Alto / Barra Funda. As duas linhas só atendem a Vila Baruel, um dos montos mais altos da região da Casa Verde, com suas ladeiras cansativas, num dos percursos (9714-10, na ida para o Shopping D, e 2014-10, na volta para o Jardim Pery Alto), enquanto o percurso inverso as linhas param em lugares distantes, que exigem um lance de caminhada.

Há também casos de linhas com percurso repetido ou outras, mais funcionais, que não circulam nos fins de semana. As linhas 9301-10 e 9354-10 fazem sobreposição de itinerário entre a Rua Jorge Brand, na Vila Baruel, e a Praça do Correio, podendo uma delas, no caso a 9301-10, ampliar seu itinerário para o Terminal Pinheiros, via Av. Ipiranga e Rua Martins Fontes / Rua Augusta.

A linha 967A-10 Imirim / Pinheiros é bem funcional, atendendo a avenidas importantes como Brigadeiro Luís Antônio e Brigadeiro Faria Lima, mas é desativada nos fins de semana e feriados, o que é um erro. A desativação faz com que a relativamente rara 177H-10 Metrô Santana / Cidade Universitária, problemática por não atender a demanda da Casa Verde para o Terminal Pinheiros, se converta na 177H-21 Metrô Santana / Pinheiros, que em contrapartida exige espera demorada dos passageiros.

A linha 8538-10 Freguesia do Ó / Praça do Correio, é outra problemática, por vários motivos. Os ônibus têm intervalo de meia em meia hora, exigindo paciência na espera demorada. A linha é desativada nos fins de semana e feriados, o que é terrível, se agravando em breve quando a Freguesia do Ó inaugurar sua estação do Metrô, como parte da linha 6-Laranja, e não haver uma opção constante para quem morar na Casa Verde e optar por essa linha do metrô. Além disso, o percurso poderia ser ampliado da Praça do Correio para a Praça Ramos de Azevedo.

Da parte de baixo, entre a Av. Ordem e Progresso, Praça Delegado Amoroso Neto e Rua Reims, há erros de percursos, como na ida da linha 9701-10 Terminal Cachoeirinha / Barra Funda que, em vez de percorrer a Rua Samaritá, pega a Av. Casa Verde, Praça Delegado Amoroso e Av. Ordem e Progresso, sobrepondo trajeto com outras linhas. Enquanto isso, a 917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa, em vez de retornar pela Rua Reims, desce o viaduto do Limão para ir, pela Marginal do Rio Tietê, direto ao bairro homônimo.

As linhas de micro-ônibus, 2014-10 Jardim Pery Alto / Barra Funda e 9717-10 Metrô Santana / Jardim Almanara, circulam quase sempre lotadas, e a frota não consegue suprir mesmo com dois carros saindo ao mesmo tempo, ou três nos horários de pico. E o entorno da Vila Baruel não possui linha de ônibus partindo do local, apesar de haver muitas ruas e ladeiras que exigem sacrifício na caminhada.

O mais aberrante da situação é que a Rua Relíquia, no seu trecho mais cansativo, uma ladeira que vai da esquina com a Rua Reims até a Av. Casa Verde, não possui uma linha regular de ônibus. Nenhuma linha circula no local, com exceção do percurso para Santana da linha 9717-10 nas quartas e sábados, quando a Rua Reims, altura da Praça Benito Nicoletti, tem um trecho ocupado por uma feira livre, impedindo o trajeto da linha. Daí que o trecho da Rua Relíquia é um verdadeiro desafio para quem não tem um fôlego e uma habilidade de alpinista.

Deveria haver uma mudança nas linhas da Casa Verde, incluindo novas linhas, e aqui mostramos um roteiro de alteração de linhas existentes e a sugestão de novas, com possível código numérico com base nos critérios da SPTrans. Fica pendente a sugestão de uma linha que passe por toda a Rua Relíquia. Aqui vai a lista:

9301-10 TERMINAL CASA VERDE / TERMINAL PINHEIROS
9301-21 TERMINAL CASA VERDE / PRAÇA DO CORREIO

A atual linha 9301-10 seria renumerada como 9301-21 e circularia nos dias úteis, sendo desativada nos fins de semana e feriados. Junto a ela, a nova linha 9301-10 circularia rigorosamente todos os dias, com o percurso ampliado para:

IDA: Depois da Av. Rio Branco, percorrer o Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luís, Rua Martins Fontes, Rua Augusta, Rua Colômbia, Av. Europa, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Brigadeiro Faria Lima, Rua dos Pinheiros, Rua Sumidouro, Rua Ferreira de Araújo, Terminal Pinheiros.

VOLTA: Terminal Pinheiros, Rua Paes Leme, Av. Brigadeiro Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Europa, Rua Colômbia, Rua Augusta, Rua Martins Fontes, Rua Caio Prado, Rua da Consolação, Rua Sete de Abril, Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Cons. Crispiniano, Rua Capitão Salomão, Praça do Correio, seguindo percurso restante da atual 9301-10.

8538-10 FREGUESIA DO Ó / PRAÇA RAMOS DE AZEVEDO

Reforço de frota para espera estimada de dez em dez minutos entre um ônibus e outro. Linha circulando também nos fins de semana e feriados. Itinerário ampliado depois da Av. Rio Branco, na seguinte forma:

IDA: Av. Rio Branco, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo.

VOLTA: Rua Coronel Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Rua Cons. Crispiniano, Rua Capitão Salomão, Praça do Correio, seguindo percurso restante da atual 8538-10.

917M-10 MORRO GRANDE / METRÔ ANA ROSA

Como alternativa à parte baixa da Casa Verde, conhecida como Jardim Laranjeiras, a linha 917M-10 deveria, em vez de descer direto a Ponte do Limão para a Marginal do Tietê, deveria seguir o percurso: Av. Ordem e Progresso, Ponte do Limão, Av. Ordem e Progresso, Praça Delegado Amoroso Neto, Rua Reims, Rua Domingos Torres, Av. Engenheiro Caetano Álvares (sentido Estadão), Av. Olavo Fontoura (Marginal do Tietê), Av. Professor Celestino Bourrol, seguindo o restante como a atual 917M-10.

967A-10 IMIRIM / PINHEIROS

Percurso inalterado, com a linha apenas circulando também nos fins de semana e feriados.

177H-10 METRÔ SANTANA / TERMINAL PINHEIROS
177H-21 METRÔ SANTANA / CIDADE UNIVERSITÁRIA

A nomenclatura seria invertida, com a mudança amplamente divulgada para os passageiros das linhas envolvidas. As duas linhas coexistiriam nos dias úteis, e nos fins de semana e feriados sobraria a linha com destino Terminal Pinheiros. Os percursos seriam inalterados, mas haveria reforço de frota, diminuindo de 15 para 10 minutos o tempo de espera estimado.

9701-10 TERMINAL CACHOEIRINHA / METRÔ BARRA FUNDA

Em vez de, na Av. Engenheiro Caetano Álvares, entrar na Av. Casa Verde e passar pela Rua Dom Amaral Mousinho, Praça Delegado Amoroso Neto e o primeiro trecho da Av. Ordem e Progresso, a linha 9701-10 deveria entrar na Rua Samaritá, diretamente, e daí seguir seu percurso à Barra Funda. A demanda do Terminal Cachoeirinha já tem a 9500-10 para esse trecho da Casa Verde (denominado Jardim Laranjeiras), e esse trecho já tem linhas para a Barra Funda, como a 9784-10 Jardim dos Francos / Barra Funda, que é bem servida.

173P-10 TUCURUVI / LAPA

Destinada a circular tanto nos dias úteis quanto nos fins de semana e feriados.

IDA: Metrô Tucuruvi, Av. Tucuruvi, Av. Nova Cantareira, Praça Efro Guimarães, Av. Nova Cantareira, Rua Maestro João Gomes de Araújo, Av. Água Fria, Rua Perpétuo Júnior, Rua José Dibieux, Rua Benvinda Aparecida, Rua Ezequiel Freire, Rua Olavo Egídio, Rua Cruzeiro do Sul, Rua Alfredo Pujol, Av. Leão XXIII, Av. Casa Verde, Av. Baruel (da altura da Rua Galileia à altura da Rua Lucila), Av. Casa Verde (até a ladeira de descida), Rua Domingos Torres, Av. Engenheiro Caetano Álvares, Rua Mandaqui, Av. Prof. Celestino Bourrol, Av. Nossa Senhora do Ó, Rua Bartolomeu do Canto, Av. Inajar de Souza, Ponte da Freguesia do Ó, Av. Elmano Marchetti, Praça Jácomo Zanella, Ponte da Lapa, Praça Melvin Jones, Rua John Harrison, Rua Domingos Rodrigues, Rua Clemente Alvarez.

VOLTA: Rua Clemente Alvarez, Rua Martim Tenório, Praça Melvin Jones, Ponte da Lapa, Praça Jácomo Zanella, Av. Elmano Marchetti, Ponte da Freguesia do Ó, Av. Inajar de Souza, Av. Nossa Senhora do Ó, Av. Prof. Celestino Bourrol, Av. Casa Verde (trechos do Limão, da esquina com Rua Reims e ladeira), Av. Baruel (da altura da Rua Lucila à altura da Rua Galileia), Av. Casa Verde, Av. Leão XXIII, Rua Alfredo Pujol, Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Rua Dr. Zuquim, Av. Nova Cantareira, Rua Domingos Calheiros, Parada Tomé de Lara, Av. Tucuruvi, Av. Álvaro Machado Pedrosa, Metrô Tucuruvi.

9302-10 TERMINAL CASA VERDE / IPIRANGA

IDA: Terminal Casa Verde, Av. Engenheiro Caetano Álvares, Av. Casa Verde (Jardim Laranjeiras e ladeira), Rua Relíquia, Rua Horácio Vergueiro Rudge, Rua Zanzibar, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Rudge, Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Praça Princesa Isabel, Rua Helvétia, Rua Barão de Campinas, Alameda Nothmann, Rua das Palmeiras, Rua Sebastião Pereira, Largo do Arouche, Rua Vitória, Av. São João, Rua Pedro Américo, Praça da República, Av. São Luís, Viaduto Nove de Julho, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Rua Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Rua Frederico Alvarenga, Av. Prefeito Passos, Rua Teixeira Leite, Rua do Lavapés, Rua Independência, Av. Dom Pedro I, Rua Leais Paulistanos, Rua Costa Aguiar, Praça Nami Jafet, Av. do Estado, Rua Leais Paulistanos.

VOLTA: Rua Leais Paulistanos, Rua Tabor, Av. Dom Pedro I, Rua Clímaco Barbosa, Largo do Cambuci, Rua Luís Gama, Rua Silveira da Mota, Rua Otto de Alencar, Praça Nina Rodrigues, Rua Junqueira Freire, Rua Barão de Iguape, Rua Conselheiro Furtado, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Floriano Peixoto, Praça da Sé, Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Galeria Prestes Maia, Av. Prestes Maia, Av. Ipiranga, Rua da Consolação, Rua Rego Freitas, Av. Duque de Caxias, Praça Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Viaduto Engenheiro Orlando Murgel, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, rampa de acesso, Av. Otaviano Alves de Lima, Rua Atílio Piffer, Rua Bernardino Fanganiello, Rua Relíquia, Av. Casa Verde (em direção à ladeira), Rua Domingos Torres, Av. Engenheiro Caetano Álvares, Terminal Casa Verde.

9303-10 VILA BARUEL / SHOPPING CENTER NORTE

(Linha de micro-ônibus)

IDA: Av. Baruel (próximo à Rua Lençóis), Praça Cruz da Esperança, Av. Baruel, Av. Casa Verde (em direção à ladeira), Rua Domingos Torres, Rua das Tangerinas, Av. Casa Verde, Rua Dom Amaral Mousinho, Praça Delegado Amoroso Neto, Rua Professora Ida Kolb, Rua Relíquia, Rua Saguairu, Rua Urbano Duarte, Rua Mangaratu, Rua Antônio Nascimento Moura, Av. Braz Leme, Praça Heróis da FEB, Rua Voluntários da Pátria, Rua Darzan, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Zaki Narchi, Av. Otto Baumgart, Shopping Center Norte.

VOLTA: Shopping Center Norte, Av. Otto Baumgart, Av. Zaki Narchi, Av. Cruzeiro do Sul (inclui retorno), Rua Duarte de Azevedo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Dr. César, Av. Braz Leme, Rua Marambaia, Rua Bernardino Fanganiello, Rua Relíquia, Rua Professora Ida Kolb, Praça Delegado Amoroso Neto, Rua Reims, Av. Casa Verde (a partir da ladeira), Av. Baruel, Praça Cruz da Esperança, Av. Baruel, Rua Galileia, Av. Casa Verde, Av. Baruel (próximo à Rua Lençóis).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se confirmou se a  retirada do site foi de fato por conta disso, até por

EXIBIR LOGOTIPOS PEQUENOS NÃO RESOLVE PROBLEMAS NA PINTURA PADRONIZADA

As reclamações em torno de confusão e omissão das identidades das empresas de ônibus na pintura padronizada não são resolvidas com a simples exibição de logotipos de empresas nas latarias e janelas dos ônibus, assim como seus nomes nos letreiros digitais. A pouca informação das autoridades, que raciocinam o que chamam de "interesse público" através de simulações distantes da realidade através de programas de computador (Excel, Photoshop, Photopaint ou mesmo jogos como TheSims), não percebe que colocar logotipos de empresas de ônibus não diminui a confusão causada pela pintura padronizada. Os logotipos de empresas não raro se perdem ao lado de logotipos de consórcios e de órgãos municipais ou metropolitanos e, além disso, na correria do dia a dia, as pessoas, ocupadas nos seus afazeres, não vão ficar paradas para diferir uma empresa de outra. Se pararem, perderão o ônibus e poderão até se atrasar no trabalho. No caso dos letreiros digitais, a alternância de informaçõe

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse