Pular para o conteúdo principal

PADRONIZAÇÃO FAZ BLOGUE CONFUNDIR EMPRESA DE ÔNIBUS


A padronização visual dos ônibus do Rio de Janeiro causa tanto prejuízo que até mesmo um blogue sobre notícias da Cidade Maravilhosa confundiu a empresa da foto, ao divulgar uma notícia de uma indenização por acidente.

O blogue Informativo Rio, conhecido dos internautas cariocas, publicou uma notícia de uma sentença determinando à Rodoviária Âncora Matias a indenizar uma passageira por causa de um acidente causado por um freio brusco.

No entanto, a foto exibida corresponde a um ônibus da Auto Viação Três Amigos (ver abaixo), código 445xx. O da Matias é 255xx. Embora a Três Amigos e a Matias circulem em áreas comuns, como Méier, Saens Peña, Maracanã e Vila Isabel, até mesmo os tipos de ônibus que elas usam são diferentes, sendo a Três Amigos normalmente voltada para ônibus mais curtos.

Mas a padronização visual cria uma pintura só que pouca diferença faz se são ônibus longos ou curtos. Em certos casos, até carrocerias podem ser confundidas. Certos busólogos acham frescura essa confusão, seguros de suas informações técnicas, mas até eles podem se confundir ao pegar um ônibus. Só que raramente um busólogo pega ônibus, ele admira os ônibus de fora.

As pessoas comuns, com tantas ocupações e preocupações, é que não têm tempo para saber se o ônibus Internorte é Matias ou Três Amigos, Acari ou Madureira Candelária, Caprichosa ou Rubanil etc. Isso é o transtorno que certas pessoas não admitem e se irritam com isso. Tem gente que é egoísta e, pior, ainda fala em "defesa do interesse público". E a coisa vai mal no sistema de ônibus do Rio.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

ABAIXO-ASSINADO PEDE QUE LINHA DE ÔNIBUS DE SP CIRCULE NOS FINS DE SEMANA E FERIADOS

Um abaixo assinado na plataforma Change.Org está no ar pedindo para que a linha 967A-10 Imirim / Pinheiros, da Sambaíba Transportes, em São Paulo, volte a circular nos sábados, domingos e feriados. A linha tem sua máxima importância por ter um trajeto peculiar e atende a expressivas demandas de áreas como Imirim, Peruche, Casa Verde e até o Bixiga para áreas como o Parque Ibirapuera, o Itaim Bibi e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. É inadmissível que a linha deixe de circular nos momentos em que a população das áreas envolvidas precisa ter o direito à cidade e queira curtir uns dias de folga passeando pelo importante Parque Ibirapuera, um local de lazer de grande extensão e ótimo para um passeio e até para um descanso. Devemos lembrar aos leitores que não adianta curtir esta postagem nas redes sociais e achar bonita a iniciativa do abaixo-assinado se ninguém decide participar. O abaixo-assinado é feito para ser assinado, e existem recursos até para manter a privacidade de quem assina. N...