O precário serviço de ônibus para a região da Casa Verde não permite a seus moradores o direito à cidade. O uso do Bilhete Único não pode ser abusivo, mesmo quando há um abatimento relativo de uma passagem ao se pegar dois ônibus com menor diferença de tempo de embarque no segundo.
Linhas importantes, como 8538-10 Freguesia do Ó / Praça do Correio (que propomos prolongar para a Praça Ramos de Azevedo) e 967A Imirim / Pinheiros, não circulam nos fins de semana e feriados, e tudo o que regularmente os moradores da região da Casa Verde têm para frequentar, na cidade de São Paulo, se limita à Praça do Correio (inclui Vale do Anhangabaú) e Barra Funda, só para mencionar os arredores do Centro da cidade.
No lado da Av. Casa Verde, mais acima, próximo a Peruche e Vila Baruel, é permitido ir e vir para quem quer curtir uns momentos na Avenida Paulista, o logradouro mundialmente mais famoso da capital paulista. Mas para quem vive nos arredores do Jardim Laranjeiras, esse benefício não existe, pois dá até para ir, mas para voltar fica bem mais difícil.
A linha 917M comete o erro de, na volta, descer direto a rampa de acesso para a Marginal do Rio Tietê para entrar na Av. Prof. Celestino Bourrol, no Limão. E não se fala só da linha 917M-10, mas sua variante, 917M-31.
Nenhuma delas têm a generosidade de, na Av. Ordem e Progresso, percorrer um caminho, que não é muito demorado, entre a Praça Delegado Amoroso Neto e a Rua Reims e a Av. Engenheiro Caetano Álvares, sentido Estadão, que dura uns cinco minutos, em tráfego quase sempre tranquilo. Essa manobra não prejudica quem quer ir da Av. Ordem e Progresso para o começo da Av. Prof. Celestino Bourrol, também no entorno do Estadão.
Propomos, para quem não quer esperar o percurso, que a linha 975M-10 Brasilândia / Metrô Ana Rosa mantivesse o percurso de volta, da Av. Ordem e Progresso direto para a rampa de descida para a Marginal do Tietê e entrar direto na Av. Prof. Celestino Bourrol, como opção. Ou seja, com o prolongamento da 917M e a manutenção do percurso de volta da 975M, todos sairiam ganhando.
Mas como isso não acontece, quem está na Avenida Paulista e mora no Jardim Laranjeiras tem muitos problemas para voltar, à noite, depois de um período de diversão. Ou, no caso do trabalho, após uma jornadas nos dias úteis.
Diferente do pessoal da Vila Baruel, Jardim Peruche e arredores, que têm regularmente a linha 175P-10 Metrô Santana / Metrô Ana Rosa, os moradores de Jardim Laranjeiras precisam pegar mais de um ônibus, sofrendo desconforto de viajar em pé no segundo ônibus, ou ter o incômodo de, desembarcando na rampa próxima da Marginal do Tietê, fazer uma boa caminhada pela Av. Ordem e Progresso, Praça Delegado Amoroso Neto e arredores.
Se pegar a linha 175P-10, o morador do Jardim Laranjeiras terá que saltar na Av. Baruel, altura da padaria Nova Baruel, ou, antes, na Rua Saguairu, próximo à esquina da Rua Dr. César Castiglione. Em ambos os casos, a caminhada não é pouca e, no fim de noite, há sempre um risco de assalto, por mínimo que possa parecer.
A baldeação, por mais que não afete os créditos do Bilhete Único, requer o esforço de desembarcar de um ônibus e embarcar em outro, ainda que sejam ônibus de piso baixo, que exigem menos esforço nos pés. Mas, para quem é mais idoso, é sempre um sinal de desconforto, pois eles já andam com dificuldade para saltar de um ônibus e entrar em outro. E lembremos que, nos ônibus de piso baixo mais curtos, a porta traseira tem mais degraus.
E que linhas possíveis de baldeação seriam para a demanda da linha 917M? Praticamente nenhuma, com exceção da 9500-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio, no percurso de volta, por ter uma demanda menos intensa. A linha 9784-10 Jardim dos Francos / Metrô Barra Funda atende à Rua Reims, mas sua demanda e tão grande que os ônibus possuem grande lotação a maior parte do tempo. Mesmo à noite, com menor demanda, a chance de viajar sentado é pequena.
Pedimos que você, leitor, divulgue este texto e peça para a SPTrans prolongar o percurso, pelo menos, da 917M-10 para atender a demanda da Rua Laranjeiras, sobretudo no entorno da Rua Reims. Aí, pelo menos, também se pode sugerir que apenas a 917M-31 siga direto para a rampa de descida para a Marginal do Tietê. Esta é mais uma sugestão para fazer com que todos saiam ganhando.
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