Pular para o conteúdo principal

OCASO POLÍTICO DO RJ INDICA DECLÍNIO DA PINTURA PADRONIZADA

ANTES CONCEITUADA, A EMPRESA RODOVIÁRIA ÂNCORA MATIAS APRESENTA VEÍCULOS COM GOTEIRAS NO SEU INTERIOR, COMO NESTE CARRO.

No último dia 16, uma cena se tornou comum nos ônibus da Rodoviária Âncora Matias (ou Rodoviária A. Matias). No interior de cada veículo, o ar condicionado mal conservado deixa cair goteiras, incomodando os passageiros e molhando os assentos. No caso do dia 16, o veículo B25569 surpreendeu com quase todos os assentos molhados, constrangendo os passageiros.

O sistema de ônibus decaiu depois que a pintura padronizada foi introduzida a fórceps nos ônibus cariocas. Empresas como Real Auto Ônibus e Viação Tijuquinha estão com as frotas quase tão sucateadas quanto a Expresso Pégaso, que também era conceituada e hoje está um lixo.

Isso se dá porque as empresas de ônibus deixaram de ter responsabilidade, até porque o vínculo de imagem, pela própria natureza da pintura padronizada, fica com a Prefeitura do Rio de Janeiro. E o que chama a atenção é que o grupo político de Eduardo Paes anda decaindo de maneira vertiginosa.

Dois episódios simbolizam isso. A crise financeira causada pela farra política, que obriga o governador Luiz Fernando Pezão a fazer um rigoroso corte nos investimentos públicos. Outro episódio é a prisão, hoje, do ex-governador Sérgio Cabral Filho, acusado de promover esquemas de propina e que estava enquadrado na Operação Lava Jato.

Passaram a Copa do Mundo e as Olimpíadas e aquele modelo tecnocrático de sistema de ônibus e mobilidade urbana perderam a sua razão de ser, se é que tinham alguma. E não há como usar o prazo de 2030 para a permanência da pintura padronizada e outros malefícios, sobretudo se verificarmos que seus defensores políticos ceifaram o governo Dilma Rousseff antes do fim do mandato. Se podem fazê-lo, podem cancelar a pintura padronizada na próxima sessão da ALERJ.

Sabe-se que o sistema de ônibus carioca simbolizava esse cenário político que se desgasta e que provocou um grande rombo nos cofres públicos estaduais. A pintura padronizada, com seu aspecto de sujo e velho, também é uma prática decadente, que acabou com o sistema de ônibus municipal, agravando os defeitos existentes e eliminando as virtudes que haviam.

Diante disso, trocar apenas a estampa da pintura padronizada é apenas substituir o seis pelo meia dúzia. A decadência da Era Eduardo Paes / Sérgio Cabral Filho pode indicar também a decadência de um modelo de sistema de ônibus que confunde passageiros, provoca acidentes, adoece motoristas e causa muita tragédia e corrupção. Resta saber quem dará a primeira decisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

RETIRADA DE LINHAS IMPORTANTES DE CIRCULAÇÃO NOS FINS DE SEMANA É UMA "INSANIDADE"

A retirada de circulação, nos fins de semana e feriados, de importantes e diferenciadas de linhas de ônibus, mesmo sob os "benefícios" de pagar o embarque em dois ônibus pagando uma só passagem ou, nos domingos, pegar todos os ônibus de graça, não garante o conforto dos passageiros, forçados a encarar o sobe-e-desce de um ônibus para outro e a falta de garantia de que viajará sentado no segundo ônibus. É preocupante que a SPTrans retire de circulação linhas importantes, sob desculpa de "baixa demanda" - desculpa esfarrapada para impedir a população de certos bairros de ter o "direito à cidade" - , quando elas poderiam ser mantidas ou ter o itinerário ampliado, tornando-as altamente rentáveis justamente nos dias em que a maioria da população se encontra em folga na capital paulista. O cancelamento dessas linhas nos fins de semana e feriados prejudica principalmente idosos, gestantes e portadores de limitações físicas, que não possuem a energia física para e...