Pular para o conteúdo principal

OUTRA CONFUSÃO RESULTANTE DA PADRONIZAÇÃO VISUAL


Quem observa esse ônibus, dentro do contexto da padronização visual, pode achar que se trata de um ônibus da Viação Fortaleza que, entrando na Rua Álvares de Azevedo, se dirige normalmente para a Rua Gavião Peixoto no percurso da linha 53 Santa Rosa / Centro (via Praia de Icaraí).

No entanto, se trata de um ônibus da Expresso Miramar, também do consórcio Transoceânica, "cortando" caminho para ir à sua garagem na Av. Rui Barbosa (antiga Estrada da Cachoeira), preferindo seguir pela Rua Gavião Peixoto em vez de ir até o Canto do Rio (Rua Joaquim Távora), por conta de algum congestionamento.

Desse modo, dá para notar o quanto esse "baile de máscaras" que se tornou o sistema de ônibus do Grande Rio (Niterói e Rio de Janeiro, pelo menos) causa transtornos e não traz vantagem alguma, seja de caráter técnico, seja relacionado ao interesse público.

Há quem goste - e defenda com certa arrogância e até intolerância - dessa padronização visual, de ver as empresas diferentes exibindo as mesmas cores. Mas os passageiros é que sentem os prejuízos dessa medida, um problema lamentavelmente ignorado para quem não vive as realidades das ruas. E, infelizmente, há uma certa "elite" de busólogos que só preferem observar os ônibus de fora.

Comentários

  1. A Mobilidade e a "psicose" do BRT
    BRT de Salvador

    "Projetos paliativos e mirabolantes,geralmente onerosos e de curta duração empurram para frente,adiam a solução adequada dos problemas que geram o caos da mobilidade urbana seja la onde for,aqui ou em qualquer outro lugar.Encarecem e aumentam muito mais os custos de uma solução correta e duradora que assegure e traga benefícios reais para a cidade e a sua população.Alem do mais um projeto que pela sua leitura ao que tudo indica se propõe a competir com o sistema metroviário da cidade ora em construção ao invés de somar-se ao mesmo."...

    http://pregopontocom.blogspot.com.br/2014/03/a-mobilidade-e-psicose-do-brt.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

ABAIXO-ASSINADO PEDE QUE LINHA DE ÔNIBUS DE SP CIRCULE NOS FINS DE SEMANA E FERIADOS

Um abaixo assinado na plataforma Change.Org está no ar pedindo para que a linha 967A-10 Imirim / Pinheiros, da Sambaíba Transportes, em São Paulo, volte a circular nos sábados, domingos e feriados. A linha tem sua máxima importância por ter um trajeto peculiar e atende a expressivas demandas de áreas como Imirim, Peruche, Casa Verde e até o Bixiga para áreas como o Parque Ibirapuera, o Itaim Bibi e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. É inadmissível que a linha deixe de circular nos momentos em que a população das áreas envolvidas precisa ter o direito à cidade e queira curtir uns dias de folga passeando pelo importante Parque Ibirapuera, um local de lazer de grande extensão e ótimo para um passeio e até para um descanso. Devemos lembrar aos leitores que não adianta curtir esta postagem nas redes sociais e achar bonita a iniciativa do abaixo-assinado se ninguém decide participar. O abaixo-assinado é feito para ser assinado, e existem recursos até para manter a privacidade de quem assina. N...