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SÃO PAULO: CASA VERDE, QUE FAZ 110 ANOS, DIFICULTA "DIREITO À CIDADE"

 917M-10 E 967A-10 - LINHAS COM SÉRIOS PROBLEMAS.

O bairro da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo, oficialmente não recebe esse tratamento. É um bairro pouco conhecido de quem mora fora da capital paulista, e, infelizmente, Casa Verde é tratada como se fosse um quintalzinho entre Santana, Limão e Barra Funda. Daí sua situação de bairro decadente, destoando da expansão urbana que ocorre em outras regiões da cidade de São Paulo.

O sistema de transporte por ônibus na Casa Verde é terrível. Poucas linhas de ônibus alcançam a parte alta, intitulada Vila Baruel. Com um pouco mais de sorte, mais linhas de ônibus circulam pela parte mais baixa, Jardim Laranjeiras - situada entre a Av. Engenheiro Caetano Álvares e o entorno da Av. Ordem e Progresso - , só que somente na ida, pois na volta várias dessas linhas preferem descer o Viaduto do Limão diretamente para a Marginal do Tietê e de lá entrar na Av. Prof. Celestino Bourrol, no Limão.

O "direito à cidade" inexiste para o morador da Casa Verde, que, na região central da capital paulista, só tem direito regular para frequentar poucos lugares. A região não tem estação de metrô - a linha 6, Laranja, optou por ligar a Barra Funda direto à Freguesia do Ó - e as linhas de ônibus com maior regularidade só servem poucos bairros: Barra Funda, Campos Eliseos e Vale do Anhangabaú.

Quem vive na Vila Baruel ainda tem uma linha regular ligando todos os dias a área à Avenida Paulista, ida e volta. A missão é desempenhada pela linha de ônibus articulados 175P-10 Metrô Santana / Metrô Ana Rosa. Mas quem está no lado do Jardim Laranjeiras não possui esse privilégio.

Na ida, moradores do Jardim Laranjeiras pode até, na ida, se dirigir à Avenida Paulista, através das linhas 917M-10 Morro Grande / Metrô Ana Rosa e 975M-10 Brasilândia / Ana Rosa. Mas, na volta, ocorre o incômodo dessas linhas, depois de passar pelo Viaduto do Limão, não servirem o Jardim Laranjeiras, pois pegam a Marginal direto e daí vão para o Limão. Saltar na Av. Prof. Celestino Bourrol e fazer uma boa caminhada, incluindo atravessar a Av. Engenheiro Caetano Álvares, é um desconforto, principalmente para quem vem cansado do trabalho.

O ideal seria que, pelo menos, a 917M-10 pudesse, passando pelo Viaduto do Limão, seguisse a Av. Ordem e Progresso e a Rua Reims, e, daí, seguir para a Av. Engenheiro Caetano Álvares, sentido Estadão, contornar o trecho da Marginal do Tietê e entrar na Av. Prof. Celestino Bourrol, sem prejuízo da atual demanda, pois toda esta avenida do Limão continuará sendo atendida como antes. Apenas haverá uma pequena e insignificante perda de tempo ao passar pelo Jardim Laranjeiras. Quem quiser ir direto para o Limão, sem passar pelo Jardim Laranjeiras, poderia pegar a 975M-10.

Mas há outro caso que é problemático na ida, embora na volta fosse menos cansativo. A linha 9701-10 Cemitério Cachoeirinha / Metrô Barra Funda, tem o grave erro de não atender, na ida, a mesma Rua Samaritá que percorre na volta. Na ida, a linha vai pelo Jardim Laranjeiras, entre as avenidas Casa Verde e Ordem e Progresso, obrigando a demanda da Rua Samaritá a andar alguns metros para o ponto em cada uma destas duas avenidas.

O problema é que isso representa uma sobreposição de itinerário. Do Terminal Cachoeirinha, já existe a linha 9500-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio, que atende o trecho do Jardim Laranjeiras entre a Av. Casa Verde e a Av. Ordem e Progresso. Quanto à Barra Funda, já se tem a linha 9784-10 Jardim dos Francos / Barra Funda, que também serve o entorno da Nova Cachoeirinha. Não há necessidade da 9701-10  passar por essa área, mas há necessidade de percorrer a Rua Samaritá, na ida.

Há diversas linhas que também poderiam ter uma mexida. A 8538-10 Freguesia do Ó / Praça do Correio, além de merecer um bom reforço de frota, diminuindo o tempo de espera de meia-hora para dez minutos, poderia ampliar o percurso para a Praça Ramos de Azevedo, atendendo a demanda da Praça do Correio pelo entorno do Largo do Paissandu. A linha também deveria funcionar nos fins de semana e feriados, já que a Freguesia do Ó terá em breve uma estação de metrô, pela linha 6.

A linha 9301-10 Terminal Casa Verde / Praça do Correio tem como problema a sobreposição de percurso com a 9354-10 Terminal Cachoeirinha / Praça do Correio, em boa parte do trajeto: na ida, entre a Rua Jorge Brand e o fim de linha da Praça do Correio, e, na volta, entre a Praça do Correio e a Rua Dr. César Castiglioni e, depois, entre a Rua Urbano Duarte e a Rua Jorge Brand.

Se propõe uma solução simples: para não prejudicar a demanda, a atual 9301-10 viraria 9301-21 e funcionaria apenas nos dias úteis, para a demanda que trabalha ou estuda no Centro de São Paulo. A nova 9301-10 se transformaria em Terminal Casa Verde, Terminal Pinheiros, e serviria a Av. Ipiranga, Praça da República, Rua Martins Fontes / Augusta / Colômbia (a longa rua muda de nome em certos trechos) e Av. Brigadeiro Faria Lima, daí para os acessos ao Terminal Pinheiros. Na volta, a linha percorreria o trajeto inverso, voltando pela Praça Ramos de Azevedo e, daí, para o Largo do Paissandu.

Já a linha 967a-10 Imirim / Pinheiros peca por não operar nos fins de semana e feriados, prejudicando quem quer curtir o lazer no entorno de Pinheiros. A linha poderia funcionar nesses períodos, e se existe algum problema no trajeto, é só ampliar o percurso para o Terminal Cachoeirinha, sem prejuízo ao atual itinerário.

Desta forma, não haverá prejuízo com as ampliações de percurso da 9301-10 e 967a-10, pois na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das linhas atenderá a Rua Augusta e a outra, a Av. Brigadeiro Luiz Antônio, ruas bem distantes e, portanto, com demandas bem distintas.

Outras sugestões para melhorar o transporte da Casa Verde são apresentadas aqui.

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