Pular para o conteúdo principal

SECRETÁRIO MACDOWELL RENUMERA TRONCAIS E INICIA REFORMULAÇÃO DE LINHAS


O acidente com um ônibus do "sistema Troncal" na proximidade do Aeroporto Santos Dumont, no último dia 10, causando mais de 40 feridos e um morto, foi uma grande ironia, se percebermos a notícia de hoje, em que a Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia a reformulação de linhas de ônibus com a retomada gradual de trajetos que haviam sido extintos ou "esquartejados".

A primeira etapa é a renumeração de linhas troncais que haviam sido criadas como aparente integração das ligações Zona Norte-Zona Sul que perderiam linhas diretas por ônibus. Esse é um plano do atual secretário de Transportes do prefeito Marcelo Crivella, Fernando MacDowell, que está em processo de finalização.

A retomada de linhas ceifadas com a "racionalização" de 2015 é uma forma de atender às reclamações dos passageiros, que tiveram diversos transtornos com a suposta integração. Uma passageira chegou a ser assaltada por conta de tanta espera, durante a noite, por um BRT de integração com uma troncal, entre Jacarepaguá e Madureira, e teve que trocar a baldeação pela carona no carro do próprio pai.

Por enquanto, a etapa anunciada inclui linhas da Zona Sul e do corredor Centro-Zona Sul. As linhas anunciadas hoje foram as seguintes:

CENTRO X ZONA SUL

100 Central / General Osório (via Aterro / Copacabana) - antiga Troncal 01 e anteriormente 125.
101 Cruz Vermelha / Jardim de Alah (via Lapa / Jardim Botânico) - antiga Troncal 10.
102 Rodoviária / Jardim de Alah (via Lapa) - antiga Troncal 02.
104 Rodoviária / São Conrado (via Leopoldina / Copacabana) - antiga Troncal 04.
106 Central / Leblon (via Aterro / Copacabana) - antiga Troncal 03 e anteriormente 132.
108 Rodoviária / Jardim de Alah (via Túnel Santa Bárbara / Bairro Peixoto) - antiga Troncal 06.
109 Central / São Conrado (via Túnel Santa Bárbara / Jardim Botânico) - antiga Troncal 09.
117 Central / Cosme Velho (via Túnel Santa Bárbara) - antiga Troncal 07.
118 Rodoviária / Cosme Velho (via Praça Mauá) - antiga Troncal 08.

ZONA SUL E ZONA SUL X BARRA

548 Metrô Botafogo / Alvorada (via Jardim Botânico) - antiga Integrada 03 e anteriormente 524.
551 Rio Sul / Alvorada (via Av. Atlântica / Av. das Américas) - antiga Integrada 01.
552 Rio Sul / Alvorada (via Av. Atlântica / Av. Lúcio Costa) - antiga Integrada 02.
553 Rio Sul / Recreio (via Av. Atlântica / Av. das Américas) - antiga Integrada 08.
554 Rio Sul / Piabas (via Av. Atlântica / Estr. Benvindo de Novais) - antiga Integrada 09.
558 General Osório / Cidade de Deus (via Itanhangá) - antiga Integrada 06 e anteriormente 750a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RETIRADA DE VEÍCULOS DE PISO BAIXO REVELA ESGOTAMENTO DO SISTEMA DE ÔNIBUS DE 2010 NO RJ

Estão sendo retirados os ônibus de piso baixo que circulavam no Grande Rio, principalmente nas empresas municipais, cerca de um mês depois do encerramento total dos jogos olímpicos de 2016. Só a Transportes São Silvestre anunciou que se livrará de sua frota especializada de CAIO Mondego e CAIO Millennium BRT. Os veículos são muito modernos para a modernidade tecnocrática e autoritária que domina o setor de transporte público, mas ecoa também numa minoria de busólogos reacionários que se comportam, nas mídias sociais, como se vivessem nos tempos do carro-de-boi, preferindo bajular políticos que lançam medidas impopulares do que pensar na realidade do público passageiro. Os veículos de piso baixo são caros, mas funcionais. Com motor traseiro, possuem um acesso com piso na altura da calçada, permitindo que pessoas com limitações na locomoção pudessem entrar nos ônibus sem dificuldade. Das empresas intermunicipais, a Auto Viação 1001 também se livrou de CAIO Mondego, não bastasse ...

O site Companhia do Ônibus do Sidney Jr voltou!

      Após quase seis meses fora do ar, o site Cia de ônibus , do nosso amigo Sidney Junior voltou. Foram muitos os pedidos pelo seu retorno, o que foi prontamente atendido pelo autor do site. Vale lembrar que fizemos uma matéria sobre recuperação e downloads de sites extintos , onde este foi citado, uma vez que naquela ocasião, onde ele era considerado extinto, porém felizmente ressuscitou.         Sobre o Cia de Ônibus , é um site que conta através de fotos a história do transporte rodoviário do estado do Rio de Janeiro. Este possui um rico acervo formado por coleções do próprio autor, de pesquisadores e busólogos parceiros, alguns falecidos, como o saudoso Paulão, por exemplo.        Muita gente dizia que ele havia tirado o site por não concordar assim como nós do Fatos Gerais e amigos nossos, com a uniformização visual. De fato, Sidney Junior é contra a mesma e jamais a aceitou , porém nunca se c...

RETIRADA DE LINHAS IMPORTANTES DE CIRCULAÇÃO NOS FINS DE SEMANA É UMA "INSANIDADE"

A retirada de circulação, nos fins de semana e feriados, de importantes e diferenciadas de linhas de ônibus, mesmo sob os "benefícios" de pagar o embarque em dois ônibus pagando uma só passagem ou, nos domingos, pegar todos os ônibus de graça, não garante o conforto dos passageiros, forçados a encarar o sobe-e-desce de um ônibus para outro e a falta de garantia de que viajará sentado no segundo ônibus. É preocupante que a SPTrans retire de circulação linhas importantes, sob desculpa de "baixa demanda" - desculpa esfarrapada para impedir a população de certos bairros de ter o "direito à cidade" - , quando elas poderiam ser mantidas ou ter o itinerário ampliado, tornando-as altamente rentáveis justamente nos dias em que a maioria da população se encontra em folga na capital paulista. O cancelamento dessas linhas nos fins de semana e feriados prejudica principalmente idosos, gestantes e portadores de limitações físicas, que não possuem a energia física para e...